Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacina da China: Wellington Dias defende acordo para produção no Nordeste

O chefe do executivo destacou os avanços dos chineses para chegar à vacina

17/08/2020 18:21

O governador Wellington Dias defendeu nesta segunda-feira (17/08) um acordo dos estados do Nordeste com a China para a produção da vacina contra a Covid-19 em desenvolvimento no país. O chefe do executivo destacou os avanços dos chineses para chegar à vacina e reforçou as parcerias que possuem com Piauí para estreitar as relações comerciais.

“Queremos ampliar os negócios com a China, por isso aproveitei a oportunidade e cobrei a importância de uma parceria com o país, que está bem avançado nessa área de pesquisas para a vacina contra o coronavírus, no sentido de haver um entendimento com o Nordeste e com o Brasil para que tenhamos as condições de experimentar o resultado desses estudos em uma parceria voltada para a proteção da saúde das pessoas, garantindo as condições da produção de vacina no Brasil e também da sua aplicação no país, de modo especial no Nordeste”, disse Wellington.


Leia também

Covid-19: Pacientes que se curaram podem apresentar sequelas graves 

Pacientes curados podem continuar transmitindo a Covid-19, alerta infectologista 


O pronunciamento do governador aconteceu em videoconferência com a presença do embaixador da China, Yang Wanming, para o lançamento da Edição Especial de Amizade China-Brasil, da Editora Nordeste. Wellington comentou que os chineses são os maiores investidores no Piauí.

Governador Wellington Dias durante videoconferência (Foto: Divulgação/CCOM)

“O Piauí tem uma relação intensa de interesse bilateral: de um lado nós importamos produtos da China, do outro lado a China é o maior parceiro comercial do Brasil no exterior e o estado do Piauí se destaca com a venda de uma série de produtos e a compra de outros, gerando emprego e renda. Destaco ainda que a China já é o maior investidor dentro do Piauí, são cerca de R$ 4,5 bilhões em investimentos por meio da CGN China, que é a maior das geradoras de energia em regiões como Lagoa do Barro, e também com a ZTE, na área do Piauí Conectado, relacionado à comunicação digital”, enumerou o governador.

Ele defendeu ainda que o Brasil ‘precisa definir quem vai adquirir as vacinas; como será a testagem da eficácia; como vai ser o financiamento aos municípios para aplicação dessa vacina, além de como serão as questões relacionadas a insumos e EPIs para apoio aos municípios; quem irá providenciar esses equipamentos; qual será o critério e o cronograma para aplicação da vacina’. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: