Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prata do Piauí determina lockdown após aumento dos casos de Covid-19

O próprio prefeito testou positivo para a doença e está em isolamento domiciliar.

23/11/2020 15:31

A Prefeitura de Prata do Piauí, município localizado a 128 km de Teresina, determinou lockdown no último final de semana. Em decreto publicado no dia 20 de novembro, o prefeito do municípioWillhelm Barbosa, esclareceu que a medida foi tomada após aumentar o número de casos de Covid-19 nos últimos dias. O próprio prefeito testou positivo para a doença e está em isolamento domiciliar.


Leia também: Covid-19: Wellington diz que usará a primeira vacina que for autorizada 

De acordo com o decreto, a Prefeitura considerou, para adoção da medida extrema, o intenso fluxo de pessoas, incluindo crianças e adolescentes, circulando desnecessariamente pelas ruas, praças e localidades da zona Rural de Prata do Piauí. Além disso, parte da população têm descumprido as medidas sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Foto: Reprodução

"Muitas pessoas estão indo aos estabelecimentos comerciais fazer as compras essenciais sem o uso de máscara de proteção e desrespeitando as regras de distanciamento mínimo entre as pessoas, enquanto aguardam atendimento", diz o decreto.

Com isso, o prefeito Willhelm Barbosa decidiu decretar a proibição do acesso de pessoas a estabelecimentos comerciais, casas lotéricas e órgãos prestadores de serviço sem o uso de máscara de proteção. Fica proibida também a aglomeração de pessoas em praças públicas, calçadas de residências, com exceção de quando forem os próprios moradores, e em estabelecimentos comerciais, salvo, neste último caso, se for em espera para atendimento, respeitando as regras de distanciamento. 

O decreto também objetiva proibir o funcionamento do comércio de bebidas alcoólicas, bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias (exceto delivery), clubes, academias,  casas de espetáculo e até mesmo as barracas montadas no entorno do mercado municipal. Também estão proibidos eventos esportivos, públicos ou privados.

As novas normas devem permanecer até o dia 08 de dezembro.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: