Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mesmo após decisão do CNE, Piauí mantém indefinição sobre cumprimento do ano letivo

O conselho aprovou a junção dos anos letivos de 2020 e 2021 e o ensino remoto, mas nem a Seduc e a Semec discutiram sobre o assunto.

07/10/2020 12:40

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira, 6, a validade do ensino remoto até dezembro de 2021, e a junção dos anos letivos de 2020 e 2021.

Porém, no Piauí a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC),  informaram que ainda estão discutindo sobre a situação e que não há nada definido.


Leia também:

Retorno das aulas presenciais no Piauí volta a ser suspenso

Retorno das aulas: Governo tem 5 dias para se manifestar sobre suspensão 


Vale lembrar, que durante o estado de calamidade pública, ocasionado pela covid-19, o CNE é responsável por estabelecer normas educacionais às instituições de ensino, conforme a Lei nº 14.040/2020. Sendo assim, o órgão recomenda que a volta às aulas presenciais seja gradual, por grupos de estudantes, etapas ou níveis educacionais, em conformidade com protocolos produzidos pelas autoridades sanitárias locais.


Mesmo após decisão do CNE, Piauí mantém indefinição sobre cumprimento do ano letivo. Foto: Reuters/ Amanda Perobelli/ Agência Brasil

Sobre às reprovações, o CNE afirma que não pode obrigar os estabelecimentos educacionais a não reprovar os estudantes, mas  sugere que as avaliações não sejam tão rígidas, sendo feitas a partir de projetos pedagógicos como trabalhos, leituras e portfólios, ao invés de provas e teste.

 Por fim, a resolução vale para todas as redes do país, desde a educação básica até o ensino superior, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias. No entanto, elas não são obrigatórias. O texto ainda deverá ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e, depois, as instituições poderão aderir ou não à proposta.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: