Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí se aproxima de 39 mil recuperados da doença

A taxa de recuperados da doença gira entorno de 80% e é um dos itens que deixa o governo animado com a retomada

21/07/2020 18:39

O estado do Piauí deve atingir ainda nessa semana a marca de 39 mil pessoas recuperadas da Covid-19, segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. A taxa de recuperados da doença gira entorno de 80% e é um dos itens que deixa o governo animado com a retomada econômica iniciada deste o início de junho.

Até essa segunda-feira (20/07), 38.256 pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus no estado já tinham recebido o diagnóstico de recuperadas. Por outro lado, o número de infectados desde o início da pandemia estava em 40.276. Uma subtração simples revela que 2020 pessoas estão infectadas atualmente.


Leia também

Covid: três hospitais de Teresina estão sem vagas de UTI para pacientes 


De acordo com a Sesapi, desse número, 880 estão internadas em leitos dos hospitais distribuídos no estado com algum tipo de sintoma, sendo 569 em leitos clínicos, 298 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 13 leitos de estabilização. Já os pacientes que deram entradas em unidades de saúde com sintomas graves da Covid-19, um total de 1.746 venceram a doença e deixam os hospitais.

Casal recebe alta de hospital (Foto: Divulgação / Sesapi)

Queda de óbitos

As projeções da equipe técnica do governo para as próximas é de queda no número de óbitos, bem como no índice de transmissibilidade do coronavírus. Essa tendência é observada há alguns dias e teve como resultado a redução da taxa de ocupação de leitos no estado, que está em 66,8%. No Piauí, 1.140 pessoas faleceram em decorrência do vírus. 

Os números encorajam o governador Wellington Dias a seguir com os protocolos de flexibilização das atividades econômicas e sociais. Os dados são levados em contra toda vez que uma nova etapa de reabertura vai ser autorizada. O chefe do executivo comemorou os dados, mas ainda alerta para o perigo da doença e para o uso da máscara e o distanciamento social. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: