Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Álcool em gel pode causar queimadura nos olhos das crianças

O excesso de produto, se levado aos olhos, pode causar queimaduras e úlceras graves

29/07/2020 10:26

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que adotássemos um hábito muito importante: a limpeza das mãos. Além de lavar as mãos com águas e sabão, a recomendação também é utilizar álcool gel, de forma evitar a disseminação da Covid-19. Porém, muitas pessoas acabam exagerando nesses cuidados e colocando em risco tanto a sua saúde como a do outro, especialmente das crianças.

O álcool gel já se tornou um item obrigatório em casa, na bolsa e até dentro do carro, sendo usado constantemente pelas pessoas. O que muitos pais não sabem é que esse produto até pode ser utilizado por crianças, desde que sob supervisão e seguindo algumas orientações. 

Leia também: Álcool gel causa intoxicação em crianças; veja cuidados 

O oftalmologista Bruno Alves Pinho explica que tem visto relatos de casos de crianças com queimaduras na córnea, em decorrência do contato com álcool gel, e faz um alerta aos pais para o uso correto do produto em crianças. Além disso, vale lembrar que a aplicação do produto constantemente e a lavagem das mãos em excesso pode trazer alergias e até causar lesões na pele.

O uso do álcool gel por crianças deve ser feito sob a supervisão de adultos (Foto: Agência Brasil)

“Temos visto casos de queimadura com o álcool gel 70% nos olhos das crianças, porque o gel fica um resíduo na mão e muitas vezes as crianças colocam as mãos nos olhos, levando esse material abrasivo para a córnea, inclusive há relatos com alguns casos de úlcera de córnea graves”, comenta o oftalmologista.

O oftalmologista explica ainda que é preciso continuar com esse hábito saudável de passar o álcool gel nas mãos das crianças, mas tomando cuidado para que não deixe nenhum excesso do resíduo, de modo que não corra o risco das crianças colocarem as mãos nos olhos e provocarem queimaduras.

“A pandemia está trazendo algumas mudanças de comportamento que irão ajudar muito no nosso futuro, porque é um hábito super saudável lavar as mãos, mas é preciso ter cuidado com o álcool, especialmente em contato com os olhos”, completa o especialista Bruno Alves Pinho. 

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: