Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Entrega de inquérito do concurso do TJ é adiada para o próximo dia 23

Polícia Civil disse, semana passada, que entregaria ontem (17) o relatório final da investigação.

18/03/2016 15:35

A entrega do relatório final sobre o inquérito do concurso do Tribunal de Justiça, prevista para ter acontecido ontem (17), teve que ser adiada para o próximo dia 23, devido à necessidade de se fazer uma última diligência pela Polícia Civil. A informação é do presidente do TJ-PI, desembargador Raimundo Eufrásio. As investigações estão a cargo do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) que deflagrou, na semana passada, a Operação Veritas, para desarticular a quadrilha responsável pela fraude no certame.


Ainda de acordo com o desembargador Raimundo Eufrásio, o novo prazo para entrega do relatório pode ser prorrogado para o próximo dia 28, ou seja, depois da Semana Santa, caso a polícia ainda veja necessidade de novas diligências. Em coletiva de imprensa convocada depois da Operação Veritas, ele informou que só decidirá sobre a anulação ou não do concurso após analisar minuciosamente o relatório completo da polícia e leva-lo para o pleno do Tribunal. A investigação já resultou na prisão de 35 pessoas, sendo dois policiais civis e dois advogados.

Os primeiros 28 acusados foram detidos quando da primeira fase da operação, que aconteceu na quinta-feira (10). No dia seguinte, mais duas pessoas foram detidas, fechando o total de 30 presos. No último dia 15, a polícia divulgou a prisão de mais cinco pessoas e a conversão de 10 mandados de prisão temporária (de cinco dias, prorrogável por mais cinco) em prisão preventiva, que não tem prazo definido.

Ainda na terça, um abaixo assinado com mais de 1.700 adesões pedindo a anulação do concurso no Piauí foi entregue no Tribunal de Justiça. Os candidatos alegam que a lisura do processo foi prejudicada. Sobre o assunto, a polícia disse que não pode se pronunciar, uma vez cabe ao TJ deliberar sobre a anulação ou não do certame. Já o TJ diz que depende do relatório da polícia para tomar uma decisão. Em janeiro, o GRECO já havia divulgado que o gabarito comprado pelos fraudadores só tinha 70% de acerto, o que não seria garantia de aprovação.

A Fundação Getúlio Vargas informou em nota que o concurso está mantido e que a tentativa de fraude foi descoberta a tempo, não prejudicando, portanto, o andamento do certame.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: