Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nunes Marques vota para Lula ter acesso às mensagens da Lava Jato

O voto de Nunes Marques acompanhou posicionamento do relator do processo na Segunda Turma do STF, ministro Ricardo Lewandowski

09/02/2021 17:59

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o piauiense Nunes Marques votou tarde desta terça-feira (9) para a defesa do ex-presidente Lula ter acesso a troca de mensagens entre procuradores e juízes da Operação Lava Jato revelada em vazamentos de rackers.


Leia tambémRenato Berger acredita em aprovação da reforma administrativa na Câmara 


O voto de Nunes Marques acompanhou posicionamento do relator do processo na Segunda Turma do STF, ministro Ricardo Lewandowski, que classificou o conteúdo das mensagens como “extremamente graves” e descartou que a invasão dos rackers tenha exposto conversas pessoais dos envolvidos. 

Foto: Assis Fernandes / O Dia

O julgamento teve início na tarde de hoje e analisou um recurso de procuradores da Operação Lava Jato para que a defesa de Lula não tenha acesso às mensagens. O ex-presidente conseguiu maioria com os votos de Lewandowski, Nunes Marques e Cármem Lúcia. 

Por outro lado, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo divergiu do relator e votou contra a defesa de Lula. Até a atualização dessa matéria restava o voto do ministro Gilmar Mendes. Com a Turma possui cinco membros, o voto de Gilmar não altera mais o resultado. 

As mensagens vazadas por rackers foram confirmadas em apreensões realizadas pela Operação Spoofing, realizada em julho de 2019. A defesa de Lula tentar usar o conteúdo dos vazamentos para anular as condenações impostas pelo ex-juiz Sérgio Moro nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia.

Mais sobre: