Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fake News: Coca-Cola nega oferta de vagas de emprego

Um link é disponibilizado para o usuário acessar, obter mais informações sobre os cargos e garantir uma vaga

22/10/2020 11:05

Está circulando por grupos de WhatsApp a mensagem de que a Coca-Cola estaria ofertando mais de 2.300 vagas de emprego para diversos cargos. Porém, esta informação é falsa.

Segundo a mensagem, a Coca-Cola Brasil estaria retornando suas atividades pós-pandemia com a reabertura de todas as filiais e fábricas e, por isso, estaria ampliando seu quadro de funcionários. Ao todo, estariam sendo ofertadas vagas de emprego em 28 funções, desde Jovem Aprendiz, Repositor de Estoque, Ajudante Geral, Recepcionista, Segurança, Motorista, entre outros.

Um link é disponibilizado para o usuário acessar, obter mais informações sobre os cargos e garantir uma vaga. Porém, ao clicar no endereço eletrônico, a página não avança e dá erro.

O PortalODIA.com entrou em contato com a Solar Coca-Cola, engarrafadora responsável pela produção e distribuição dos produtos do portfólio Coca-Cola no Piauí, que informou não ser verídica a mensagem que está sendo divulgada em grupos de WhatsApp. A empresa destacou que todas as vagas de emprego são anunciadas oficialmente no portal da Gupy e que nenhuma outra plataforma é utilizada para divulgação dessas vagas ou ainda pelo LinkedIn da Solar Coca-Cola

No site da Solar Coca-Cola é possível acessar todas as vagas que estão sendo disponibilizadas, inclusive por Estado e área de atuação.

Por meio de nota A Solar Coca-Cola esclarece que possui dois canais oficiais de divulgação de suas vagas:

1. Pelo site da Solar Coca-Cola (www.solarbr.com.br/trabalhe-conosco), com direcionamento para o site www.solarcocacola.gupy.io .

2. Pelo LinkedIn da Solar Coca-Cola (https://br.linkedin.com/company/solar-coca-cola).

A Solar Coca-Cola reafirma que não divulga vagas em outros canais e alerta para as fake news, reforçando a orientação de checagem das fontes de informação.

Outros golpes e mensagens falsas

É importante que as pessoas fiquem atentas aos golpes e mensagens falsas que são divulgadas, especialmente pelas redes sociais. Recentemente, circulou em grupos de WhatsApp que a Skol estaria dando uma “geladeirinha”, mas a promoção era falsa e caracterizava-se um golpe.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também orienta quanto aos golpes financeiros que tentam ser aplicados. Segundo a federação, no período de isolamento social, bancos registraram aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing; alta de 70% na fraude do falso funcionário e crescimento de 65% no golpe do motoboy.

Atualmente, 70% das fraudes estão vinculadas à engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões para os criminosos. Seja pelo telefone, por e-mail, pelas mídias sociais, SMS, o fraudador solicita dados pessoais do cliente, como números de cartões e senhas, em troca de algo, ou ainda induz o usuário a ter medo de alguma situação.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: