Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O Gavião Vaqueiro de Assis Brasil

o escritor piauiense Assis Brasil lança, nesta quinta-feira, 4, mais uma obra genial dirigida ao público infanto/juvenil: Gavião Vaqueiro/ O Bom Ladrão da Floresta.

03/12/2008 07:51

Há alguns anos, o escritor Assis Brasil me parecia tão distante, igualmente a esses amigos que só se vêem de tempos em tempos, por ocasião de uma festa, de algum evento alheio ao diário. Depois de entrevistá-lo há dois anos, durante o abençoado Salipi - Salão do Livro do Piauí -, passamos a conversar com mais frequência, pelo menos quando ele vem por essas bandas. Ficamos tão próximos que, se fosse época de São João, poderíamos até ser "cumpade" de fogueira.
Ele esteve aqui na redação de O DIA para o lançamento de seu novo livro. "Gavião Vaqueiro/ O Bom Ladrão da Floresta" é a obra mais nova do escritor piauiense Assis Brasil, a ser lançada nesta quinta-feira, 4, no Cine Teatro da Assembléia, às 19h. Dirigida ao público infanto/juvenil, o livro é um alerta para os problemas que afligem a floresta amazônica, levando o leitor a uma fascinante aventura - ao mesmo tempo em que serve de reflexão para o futuro da maior floresta do planeta, em constante ameaça.
Primeiro "filho" da Nova Aliança Editora, "Gavião Vaqueiro" é o primeiro livro de Assis Brasil a ser editado no Piauí - afora a tetralogia que engloba os romances “Beira Rio Beira Vida”, “A Filha do Meio-Quilo”, “O Salto do Cavalo Cobridor” e “Pacamão”. Assis Brasil assinala que o "Gavião..." é um ecologista aventureiro que entende a natureza, os bichos, os índios. "É uma gostosa aventura de um sábio que conhece tudo da floresta, de seus habitantes", argumenta o autor.
O personagem central já é conhecido de quem trabalha a produção literária de Assis Brasil. Agora, o personagem surge em aventuras de tirar o fôlego. "Gavião Vaqueiro" reúne, de acordo com o autor, as qualidades e os valores de um ser humano incomum: amizade, perseverança, honestidade, amor, servidão humana. Vivendo sempre o seu momento, o personagem leva muto à séio o pensamento indiano que diz "O homem que vive os eu momento, jamais envelhece, é sempre inocente, curioso, deslumbrado. Cada momento é uma surpresa, uma revelação".
Os personagens a que o nosso herói Gavião Vaqueiro vai se referindo estão diretamente ligados à sua vida: são homens, mulheres, fazendeiros, companheiros de viagem, bichos e plantas. "Nesta aventura, Gavião Vaqueiro se perde na floresta; vai passar por muitas dificuldades, fome, sede, solidão, medo", ressalta Assis Brasil, destacando, entre risos, que a obra é para jovens de 8 a 80 anos. "Nemo, o Peixinho Filósofo" é o próximo livro do autor a ser lançado pela Nova Aliança Editora, também para o público infanto/juvenil. "Nemo, o Peixinho Filosófico" conta a relação de amizade entre um casal de peixes - que vive num aquário - e uma criança. Edição: Portal O Dia
Por: Portal O Dia