Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corpo do cantor Reginaldo Rossi é velado no Recife

O caixão de Reginaldo chegou com a bandeira do Estado de Pernambuco, e, no início, o velório ficou restrito a familiares e amigos mais próximos.

21/12/2013 09:15

O corpo do cantor Reginaldo Rossi, que morreu na manhã desta sexta-feira (20), no Hospital Memorial São José, no Recife, está sendo velado na sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde chegou por volta das 19h10 (horário de Brasília) para o início da solenidade aberta ao público. O enterro está previsto para as 20h deste sábado (21), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana do Recife.

O caixão de Reginaldo chegou com a bandeira do Estado de Pernambuco, e, no início, o velório ficou restrito a familiares e amigos mais próximos.

Antes mesmo de o corpo chegar, fãs de diversos bairros da capital pernambucana já se aglomeravam na calçada à espera da abertura da casa. Entre eles, o percussionista Naná Vasconcelos. "Nós perdemos um original, um artista autêntico", disse o músico. "Era um amigo, brincalhão e generoso, um homem com coração sempre aberto."

O deputado estadual petista Sérgio Leite é um dos políticos presentes na Assembleia Legislativa. "�‰ uma grande perda para a cultura de Pernambuco e do Brasil, hoje viemos a um velório de quem sempre foi brincalhão e animado", comentou o petista. "Nos conhecemos em 85, e não posso deixar de vê-lo como um homem que alegrava a todos", revelou o deputado André Campos, do PSB.

A adoração a Rossi levou o catador Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Manoel do Boi, a sair do trabalho após o meio-dia para garantir um dos primeiros lugares na fila. "Para mim, ele não morreu, está vivo no meu coração, por isso vim ficar aqui com ele e só volto para casa depois do enterro", comentou.


Câncer no pulmão
O cantor do hit "Garçom" foi internado após ter recebido diagnóstico de derrame pleural, que é o acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral (membrana que recobre o pulmão do lado de fora) e a pleura parietal (superfície interna da parede torácica). Na semana passada, foi descoberto que ele tinha câncer no pulmão.

O médico Iran Costa, que tratava o cantor, disse que apesar da melhora dos últimos dias, Reginaldo apresentou um agravamento nas funções renais e no pulmão nas últimas horas de vida. Segundo Costa, o tabagismo foi a principal causa da morte. O cantor era fumante assíduo há pelo menos 50 anos.

Reginaldo chegou a ser transferido para um quarto, mas retornou à UTI no dia 9 de dezembro, quando voltou a sentir dores. No mesmo dia foi submetido a uma nova cirurgia para a retirada de líquido no pulmão, com a instalação de um dreno.
Logo em seguida, ele iniciou o tratamento de quimioterapia e sessões de hemodiálise diária. Chegou a ter uma leve melhora no quadro clínico, mas na quinta-feira (19) voltou a respirar com ajuda de aparelhos.
O empresário do cantor, Antonio Mojica, contou que antes de ser internado Reginaldo acreditava que estava com gripe. "Há um mês , ele falava que estava com gripe. Toda hora falava disso. Ele devia estar com problema no pulmão desde aquela época". Antonio afirma que o cantor fumava muitos cigarros por dia. "Ele fumava toda hora. Chegava a acender um cigarro no outro".
Reginaldo estava com show marcado para o Réveillon do Recife, no bairro do Pina. Ele deixa a mulher Celeide Rossi, com quem era casado havia mais de 30 anos, e com quem teve o filho Roberto.

Repercussão

Após a morte de Reginaldo Rossi, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, decretou luto oficial de três dias na cidade.

Em entrevista por telefone ao UOL, o cantor Falcão disse que o bom humor e "breguice" tão característicos do seu trabalho tiveram influências de Reginaldo Rossi. "Eu me inspirei nessa parte melódica e bem-humorada, quase sacana, que ele tinha", disse o cantor cearense.


Veja o que artistas postaram no Twitter


Roberta Miranda, cantora 
Gente ! Acordei com esta triste noticia . Temos registrada uma linda história . Obrigada meu Reginaldo Rossi

Serginho Groisman, apresentador
"A música brega é talvez a mais popular. Seu rei está morto. Passou a vida fazendo o que mais amava: cantar. RIP Reginaldo Rossi"

Astrid Fontenelle, apresentadora
"RIP meu querido #reginaldorossi. Muitas entrevistas, muita bagunça... Sujeito da melhor qualidade",
Nany People, humorista
"A música Romântica está triste... vá Brilhar no Céu Querido Mestre ... faleceu #ReginaldoRossi"
Tati Quebra Barraco, cantora
"Hoje é um dia de luto para todos os garçons o rei do brega Reginaldo Rossi, infelizmente fez a passagem. Vai em paz, vai com Deus!"
Falcão, cantor
"#Reginaldo O céu ficou mais brega, alegre e romântico"
Tico Santa Cruz, cantor
"Figuras emblemáticas de qualquer estilo merecem nosso respeito. Figuras emblemáticas de qualquer estilo merecem nosso respeito. O Brega de Reginaldo Rossi sempre foi leve e divertido. Fica esse brega de mal gosto atual e parte mais um artista que marcou sua história na música brasileira. Quando trabalhei como operador de Videokê, ouvi e até cantei sorrindo muitas vezes suas músicas. Luz no seu caminho"

Karina Buhr, cantora

"Reginaldo Rossi. O que vai ser de nós sem ele é que ele vai ficar do lado sempre, não tem jeito. Amor eterno"
Gaby Amarantos, cantora
"Nem consigo explicar o que estou sentindo, um mix de tristeza com alívio pois quando a gente ama alguém não aguenta ver o ser amado sofrendo e este homem na minha opinião é um dos MAIORES artistas do Brasil, estando no mesmo nível de Roberto Carlos mas a hipocrisia que alimenta o preconceito fez com que esse REI da música/voz/coragem não tivesse o reconhecimento que merecia"
Paulinho Serra, humorista
"Morreu com 69... Ironia ou não é uma maneira divertida de falar de um cara tão divertido. #RipReginaldorossi"
Ana Hickmann, apresentadora
"Gente, estou muito triste. Nosso grande amigo Reginaldo Rossi partiu. Papai do céu recebe este anjo ao seu lado, ele vai fazer muita falta. Força pra toda a família e para os fãs deste grande cantor"

Roberta Miranda, cantora
"Gente ! Acordei com esta triste noticia . Temos registrada uma linda história . Obrigada meu Reginaldo Rossi"

Arnaldo Branco, cartunista
"Morreu Reginaldo Rossi, uma espécie de Dicró da Jovem Guarda"

Trajetória

Reginaldo Rodrigues dos Santos Rossi nasceu em Recife no dia 14 de fevereiro de 1943 e ingressou na faculdade de engenharia, mas não chegou a se formar e trabalhou como professor de matemática.

Começou a carreira artística em 1964 imitando Roberto Carlos em bares e clubes da capital pernambucana. Na época, ele era acompanhado pelo conjunto The Silver Jets.

Em 1966, lançou o primeiro LP, "O Pão", seguido por "Festa dos Pães", no ano seguinte. Em 1970 se afastou do rock com "�€ Procura de Você", que o introduziu no gênero brega-romântico, do qual se tornaria um dos maiores expoentes, ao lado de nomes como Odair José, Amado Batista, Wando e Agnaldo Timóteo.

Em meados dos anos 1980, já com 18 discos gravados, Rossi era um sucesso de vendas no Norte e Nordeste, mas permanecia desconhecido no eixo Rio-São Paulo. Em 1987 lançou um de seus maiores sucessos, "Garçom", que o tornaria conhecido no Sul e Sudeste no fim dos anos 1990.

Ao longo de sua carreira, o cantor gravou com artistas como Wanderléa, Roberta Miranda e Planet Hemp, e aceitou de bom grado o título de "Rei do Brega". Com cerca de 50 álbuns lançados, ele recebeu 14 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo e um de diamante.

Em 2011, Rossi venceu o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantor popular, pelo álbum ao vivo "Cabaret do Rossi", que também rendeu um DVD, em que fazia releituras de sucessos como "Taras & Manias", "Dama de Vermelho", "Boate Azul", "Amor I Love You", "Só Você" e "I Will Survive".

Em 2009, ele participou do quadro "Dança dos Famosos", no programa "Domingão do Faustão". 

Fonte: UOL
Mais sobre: