Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marcos Pimentel participa de bate-papo nos Cinemas Teresina

No próximo dia 08 de maio, o Cinemas Teresina realiza mais uma Sessão com Debate.

30/04/2019 11:55

 A 16ª edição da iniciativa terá a presença do diretor Marcos Pimentel, responsável pelo premiado documentário “A parte do mundo que me pertence”. A exibição da produção acontece a partir das 19h30 e a discussão ocorre logo em seguida. 

O filme estreia dia 9 de maio pela Olhar Distribuição, e chega em primeiríssima mão aos Cinemas Teresina. O documentário de Marcos Pimentel é um filme autoral sobre sonhos e desejos de pessoas comuns. Pequenas histórias da vida cotidiana de diferentes personagens que têm rotinas simples, anônimos que geralmente não são notícias de jornais.

“Um filme que busca restituir a intimidade das pessoas e atingir a essência da existência de cada um de seus personagens. Um íntimo e inspirado mosaico de sons e imagens, que revela que parte da grandeza do ser humano reside exatamente nas sutilezas de seus pequenos gestos.” explica o diretor.

O longa foi o vencedor da mostra NOVOS RUMOS do Festival do Rio – 2017, onde recebeu o prêmio de “Melhor Filme” em competição. Também ganhou o prêmio de “Melhor Longa Documentário” no 2º Indian World Film Festival (Índia, 2018) e recebeu uma menção honrosa no PireDOC – Festival de Cinema de Pirenópolis (GO, 2018).

Marcos Pimentel é diretor e roteirista de documentários para cinema que foram exibidos em mais de 700 festivais de 52 países e ganharam 91 prêmios por festivais internacionais, como “A parte do mundo que me pertence” (2017), “Sopro” (2013), “Sanã” (2013), “A poeira e o vento” (2011), “Taba” (2010), “Pólis” (2009), “A arquitetura do corpo” (2008) e “O maior espetáculo da Terra” (2005).

Entre suas produções para televisão destacam-se o telefilme “Ruminantes”(2005), exibido para toda Europa pelo Canal ARTÈ (França e Alemanha); o telefilme “Horizontes Mínimos” ( 2012), contemplado pelo DOCTV América Latina e exibido em emissoras públicas de 15 países latino-americanos; a série “Fé” (2013) e o telefilme “Pequenas lonas” (2012), exibidos pela TV Brasil, TV Cultura e Rede Minas de Televisão; a série “Diários sobre o corpo” (2017) e o telefilme “As batalhas da fé” (2017), contemplados pelo Prodav 11 – Edital de Conteúdo para TVs Públicas e exibidos em 220 emissoras públicas de TV (culturais, educativas, universitárias e comunitárias) de todo território nacional.

Edição: Marco Antônio Vilarinho
Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: