Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Livros sobre relacionamentos: o gênero pode estimular os seus hábitos de leitura

Num cenário em que os hábitos de leitura decrescem, compartilhar esta experiência a dois apresenta-se como uma das soluções para o casal e para o mercado dos livros.

16/09/2020 10:55


A leitura é transformadora e a sua prática desde cedo tem consequências enriquecedoras para a vida adulta. Desta forma, ela deve ser estimulada e integrada ao cotidiano da população, visto que permite um aumento da capacidade de escrita e argumentação, assim como contribui para o desenvolvimento do vocabulário dos leitores e da forma como se expressam e desenvolvem o seu senso crítico.

Porém, apesar da importância reconhecida desse hábito, foi revelado que o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano, conforme consta na quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, que considera leitor aquele que leu pelo menos um livro nos últimos três meses.


Fonte: Unsplash 

Por outro lado, o mercado de venda de livros está igualmente em transformação, com novos tipos de consumidores e com a necessidade de uma experiência de leitura diferenciada. De fato, a venda de livros impressos vem caindo nos últimos anos, uma vez que de 2008 a 2018 o setor encolheu 25%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Diante deste cenário, surgiu a necessidade de renovação do setor com a implementação dos e-books no país. Algumas editoras decidiram disponibilizar estes livros de forma gratuita na internet, somando-se à campanha de livros digitais da Amazon , que conta com centenas de livros digitais gratuitos para Kindle ou para quem tiver o aplicativo instalado no celular.


Problemas amorosos? Leia um livro

Na leitura, existe a possibilidade de ver o mundo através de outro ponto de vista. Livros de autoajuda, romances, contos, infanto-juvenis ou até ficção científica são alguns gêneros literários que compõem muitas estantes. Porém, a oportunidade de este hábito entrar na sua vida pode passar de igual forma pelos livros sobre relacionamentos, que, na sua maioria, contam com um conjunto de ferramentas que ajudam no processo de reflexão e aprendizagem para viver o amor na sua clareza e totalidade.

Entender padrões de comportamento pode ser o primeiro passo para definir as mudanças necessárias. Efetivamente, para ultrapassar as barreiras do dia a dia a dois e não se acomodar na relação ou afastar-se do seu parceiro, este gênero pode se apresentar como a solução para as resistências do cotidiano. Por outro lado, não só nas horas de amargura, estes livros podem ser um guia para a sua vida amorosa.

Deste modo, para incentivar a leitura, os livros sobre relacionamentos podem ser uma excelente opção, já que também pode ler juntamente com o seu parceiro ou até presenteá-lo. Posto isto, apresentamos aqui uma compilação de cinco livros que podem ajudar você em seus relacionamentos, com respostas para os mais diversos propósitos.


“Homem Cobra, Mulher Polvo”, de Içami Tiba

Será que a cobra vai começar a gostar de discutir a relação? Será que o polvo vai parar de invadir o espaço da cobra?

Ao partir desta premissa e de muitas mais, o autor paulista Içami Tiba compartilha com humor no seu best-seller “Homem Cobra, Mulher Polvo” as representações de gênero e os seus comportamentos.

O livro, que conta com ilustrações de Roberto Negreiros, torna-se facilmente interessante para os leitores, uma vez que, carregado de boa disposição, faz os mesmos se identificarem com a proposta do autor perante o comportamento das personagens.

Com cenas do cotidiano no shopping, na praia, no restaurante ou mesmo no banheiro, são exploradas as diferenças entre homens e mulheres, que, com esta narrativa, vão repensar o seu comportamento.


“Relacionamentos Amorosos na Era Digital”, de Adriana Nunan e Maria Amélia Penido

Com o intuito de fortalecer os relacionamentos pessoais e definir o papel crucial do digital nos relacionamentos afetivos, uma das características marcantes deste livro é a abordagem às interações virtuais como semelhantes às da vida pessoal. As psicólogas, autoras do livro, acreditam que os dois ambientes permitem compartilhar emoções e prazer.

Com uma linguagem simples e didática, as autoras sugerem uma reflexão, dividida em dez capítulos, sobre os comportamentos dos casais e o uso da internet, garantindo que não existe receita perfeita para se relacionar. Porém, através de dicas de namoro para relacionamentos online, pode ser encontrada a chave para uma harmonia entre os âmbitos físico e virtual e também entre o casal.

Não existem dúvidas de que a revolução tecnológica mudou a forma como as pessoas se relacionam afetivamente. Por meio das novas possibilidades de conexão entre pessoas, existe uma alteração do comportamento de homens e mulheres nos últimos anos.

Fonte: Unsplash 

“Do Amor”, de Jader Pires

Se procura superar uma crise, este livro não é a resposta. Jader Pires, no decorrer desta obra, reúne um conjunto de mais de cinquenta crônicas da sua autoria que desmistificam a utopia de um amor ao estilo de Hollywood.

Com o objetivo de nos fazer refletir sobre o amor através de uma perspectiva autêntica e imprecisa, o livro está repleto de relações amorosas peculiares e casamentos conturbados, mas também de recomeços e noites que acabaram perfeitamente.

Ao acreditar que o amor morde e o amor assopra, o autor descreve o sentimento amoroso como uma piada sem graça e uma mentira que se adora ouvir.

Além disso, o livro, viabilizado com financiamento coletivo  em 2017, ultrapassou a sua meta inicial e chegou aos 111%, o que se refletiu em mais de 20 mil reais e mais de 300 apoiantes.


“Amar ou Depender”, de Walter Riso

A dicotomia entre amor e dependência, tal como o título do livro de Walter Riso invoca, é a abordagem primordial desta obra, que desenvolve a necessidade de superar o apego afetivo, transformando a relação em uma experiência saudável.

A reflexão de que se ser escravo do amor não é benéfico apresenta-se como uma das principais diretrizes que o autor explora, ao assemelhar este tipo de dependência a qualquer outro vício: provoca sofrimento e pode ser tratada.

Num livro aconselhado para crises amorosas, Riso faz uso da sua experiência como terapeuta e acredita que existem alguns pontos a ser avaliados: o efeito da dependência e a insegurança inerente.


“O Primeiro Milhão Para Casais”, de Pedro Queiroga Carrilho

Após o sucesso de “O Seu Primeiro Milhão”, o autor Pedro Queiroga Carrilho lançou “O Primeiro Milhão Para Casais”, destinado a preparar o casal para a vida a dois e para o enriquecimento mútuo através da definição de um perfil financeiro, mas também de questões mais práticas do dia a dia.

Este livro visa ajudar qualquer casal a cuidar do seu dinheiro com sabedoria, de forma a não surgirem problemas recorrentes relacionados com a situação financeira.

Além disso, na obra é desenvolvida a ideia de que as finanças devem ser cuidadas em conjunto, através do alinhamento de objetivos e do saber administrar o patrimônio comum, o que implica sempre respeitar os princípios e valores de cada um.

Embora um livro possa transportar o leitor para diferentes ambientes e perspectivas, nem sempre é essa a sua única função. Muitas vezes, a busca por ajuda ou esclarecimento pode ser uma motivação para a compra de um livro. Nesse sentido, em todo o repertório de livros sobre relacionamentos, os diversos autores desmistificam crenças, trazendo dicas profissionais e uma visão diferente, que permite lidar com as relações de uma forma mais enriquecedora.

Mais sobre: