Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Escritor doa parte das vendas de livros para grupo LGBT de Teresina

O autor ítalo Damasceno, lançou em julho o livro O Falso Francês e doará parte do valor da obra para o grupo Diverse.

18/08/2020 11:57

O autor ítalo Damasceno, 36 anos, lançou em julho o livro O Falso Francês. A cada exemplar vendido, R$ 1,00, 16% do preço do livro, será doado ao Grupo Diverse, que promove ações socioculturais, educativas e filantrópicas direcionadas à população LGBTQIA+ de Teresina, no Piauí, especialmente durante a pandemia de Covid-19.

A obra conquistou um feito e tanto: alcançou o primeiro lugar nas categorias Ficção Histórica, além de Ação e Aventura, na Amazon, durante o período em que foi disponibilizada gratuitamente pela plataforma. No geral, atingiu o marco de 37º título mais baixado, mantendo-se entre os 100 campeões de downloads.

O Falso Francês, novela literária com ganchos eletrizantes ao fim dos capítulos, assim como nos tradicionais folhetins de jornal, é a estreia do escritor piauiense Ítalo Damasceno."É quase inacreditável pensar que meu livro, mesmo sem editora, chegou nesta posição. Foi um trabalho conjunto. Agradeço principalmente aos perfis literários nas redes sociais que apoiam escritores. Eles foram essenciais para alcançar esta repercussão", afirma o autor.


Capa do livro O Falso Francês. Foto: Ascom

Em 1849, na fictícia cidadezinha mineira de São Félix do Morro Alto, João Manuel sonhava em escrever um folhetim para o jornal A Brisa da Tarde. Contudo, o dono da publicação, Seu Tista, publicava apenas grandes nomes europeus. Quando João pediu uma chance, o chefão do periódico disse que, no máximo, pagaria pela tradução de algum autor renomado. O aspirante a escritor, então, viu aí sua chance de finalmente ser lido, assumindo uma falsa identidade.

Com uma divertida trama inspirada pelo quadro real L'EmbarquementpourCythère (Os peregrinos da ilha de Cítera), de Jean-Antoine Watteau, acompanhamos as confusões de uma cidadezinha alucinada. Aos poucos, os moradores de São Félix do Morro Alto terão em mãos todos os dias um pouco de distração. Mas o que acontecerá quando eles começarem a notar as incríveis semelhanças entre ficção e realidade?

 A obra está disponível em e-book Kindle exclusivamente na Amazon.


Piauiense Ítalo Damasceno autor do livro Falso Francês. Foto: Ascom

O autor

O piauiense, ítalo Damasceno, nasceu em Teresina, é formado em Direito, em 2015 começou seus estudos em escrita criativa e roteiro para audiovisual. No ano seguinte foi selecionado para participar da Master Class de Aguinaldo Silva, consagrado autor de novelas da Globo (autor de, dentre outros sucessos, Roque Santeiro, Tieta e Senhora do Destino).

 Ítalo tem dois contos publicados em coletâneas, Camarão de Quintal e 50 Minutos e Um Dia, além de ser roteirista do quadrinho Chandelly e a Peruca Mágica. Escreveu por quatro anos a coluna Vozes LGBT no portal Metrópoles. Atualmente é um dos editores do site LGBT Color (@colorlgbt).

Fonte: Informações Ascom
Mais sobre: