Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia de Santos Reis é celebrada com apresentações em Teresina

A celebração contará com apresentações musicais e de reisado com o grupo Boi Estrela.

05/01/2021 12:51

Encerrando as atividades religiosas do período natalino, a festa popular do Dia de Santos Reis acontece nesta quarta-feira, 6, às 18h, no Povoado Chatim, localizado na zona Rural de Teresina. A celebração contará com apresentações musicais e de reisado com o grupo Boi Estrela. A programação continua no sábado, 9, no bairro Santa Cruz, zona Sul da cidade, com o grupo Reis de Ouro.

Uma das mais folclóricas do país, a festa resgata tradições ancestrais que levam sempre muita animação ao público com pequenas encenações intercaladas de peças, batalhas e muita música popular.

“Essa celebração enriquece e valoriza a nossa cultura nordestina. É o momento em que enaltecemos as manifestações populares e as crenças cristãs com danças e músicas que evidenciam as nossas tradições”, afirma Scheyvan Lima, presidente da Fundação Monsenhor Chaves (FMC).

Dia de Santos Reis é celebrada com apresentações em Teresina. Foto: Divulgação 

Realizada pelos grupos de Reisado “Boi Estrela” e “Reis de Ouro”, a festa é um dos projetos contemplados pela Prefeitura de Teresina, através da FMC na Lei Federal 14.017/2020, também conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que apoia 174 projetos em Teresina.

A celebração cultural seguirá os protocolos sanitários como o uso da máscara e o distanciamento social, essenciais nesse período de pandemia para que todos acompanhem as apresentações com segurança.

Programação completa:

Dia 06/01 (Quarta-feira) – Povoado Chatim

18hrs – Ato Religioso

19hrs – Apresentação do Reisado Boi Estrela

20hrs – Apresentação Musical

Dia 09/01 (Sábado) – Bairro Santa Cruz (Grande Promorar)

19hrs – Apresentação do grupo Reis de Ouro

História

Trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, a Folia de Reis ainda hoje se mantém viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Os foliões passam de casa em casa, revivendo a caminhada dos magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) que partiram do Oriente rumo à cidade de Belém em busca de Jesus.


Edição: Da Redação
Mais sobre: