Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Concurso Jovens Escritores está com inscrições abertas

Podem participar do concurso alunos desde o 1º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio

09/05/2019 10:12

O encanto das festas juninas é o tema do 14º Concurso de Jovens Escritores, uma ação promovida pelo Jornal O DIA e que visa fomentar a leitura e a escrita no Piauí. As inscrições para edição deste ano já estão abertas e seguem até o dia 7 de junho. O regulamento completo está disponível no PortalODIA.com.

A editora-chefe do Jornal O DIA, Adriana Magalhães, ressalta que podem participar do concurso alunos desde o 1º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio. “Os leitores são nosso público e formar leitores faz parte do nosso trabalho. Há 14 anos, desenvolvemos os Jovens Escritores e premiamos os alunos mais bem colocados no concurso. A premiação é apenas simbólica, como forma de valorizar quem tem o melhor texto, mas o bom é saber que os professores estão, em sala de aula, incentivando os alunos para que eles façam textos e leiam mais”, comenta.

Foto

Adriana Magalhães revela que, como os professores têm um papel fundamental no incentivo dos alunos à produção de textos e leitura, foi criada uma categoria especial para os docentes no concurso. “Os professores vibram com o sucesso dos alunos e, nos últimos anos, colocamos mais uma categoria, que é voltada para o professor, para que eles possam explicar para os outros professores, através de uma dissertação, como ele trabalhou o tema junto aos seus alunos e, assim, inspirar que outros professores participem e promovam a leitura em sala de aula”, completa.

O diretor de marketing do Sistema O DIA de Comunicação, Alberto Moura, lembra que já estão sendo feitas as primeiras visitas às escolas da Capital para divulgar o concurso e convidar alunos e professores a participarem dos Jovens Escritores. 

“A temática deste ano é festa junina, relacionada à nossa cultura do Nordeste e como ela se comporta. Os subtemas, dentro de cada categoria e faixa de escolaridade, vêm falando de uma forma mais aprofundada, como esse aluno deve escrever e participar. Os professores também vão continuar participando e tem uma premiação para o professor orientador”, cita.

Alberto enfatiza que o resultado da ação é sempre muito satisfatório e destaca que, nos últimos anos, tem batido recorde de inscrições, tanto de alunos como professores. “Várias escolas estão nos procurando para tirar dúvidas, buscar mais informações e saber como participar, já se manifestando na produção desses trabalhos”, acrescenta. 

Como se inscrever

Para participar do Jovens Escritores, basta fazer o recorte da ficha de inscrição, que já está disponível no Jornal O DIA, e entregar junto com a produção textual, até o dia 7 de junho, na Rua Governador Arthur de Vasconcelos, 131, Centro. A premiação ocorrerá no dia 23 de junho, no Theresina Hall, quando acontecerá o 1º Festival O DIA Junino.

Certificado

Este ano, o Concurso Jovens Escritores traz um diferencial, que é a entrega de certificado para todas as escolas participantes do evento. Adriana Magalhães, editora-chefe do Jornal O DIA, explica que essa é uma demanda que nasceu dos próprios estudantes e professores.

“Os que ganham levam para casa seu prêmio, placa e certificado, mas as escolas participantes ficam alheias a essa premiação. Então, agora elas receberão esse certificado e poderão colocar em seus murais como uma instituição que promove a leitura e a escrita”, pontua.

Premiação (pode colocar num box colorido pra realçar)

Ao todo, serão cinco categorias, sendo quatro para estudantes e uma para professor. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, exceto professor, que terá apenas o 1ª colocado premiado.

As premiações serão: 

1º colocado: Um notebook

2º colocado: Uma bicicleta

3º colocado: Um tablet

Edição: Virgiane Passos
Por: Isabela Lopes - Foto: Elias Fontinele/ODIA
Mais sobre: