Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Músicos da Orquestra Jovem Música Para Todos fazem turnê na Europa

Conforme a direção, serão 10 apresentações e outros convites podem aparecer até o início de fevereiro.

31/01/2020 08:26

O céu é o limite para os jovens piauienses do projeto “Música Para Todos”, em Teresina. Os músicos que fazem parte da Orquestra Jovem Música Para Todos estão em turnê pela Europa e já percorreram países como Espanha e Portugal.

Conforme a direção, serão 10 apresentações e outros convites podem aparecer até o início de fevereiro. Participam da turnê 10 músicos da orquestra, que estará em cidades da Espanha e Portugal durante os meses de janeiro e fevereiro. Essa é a primeira vez que os músicos se apresentam fora do país.

A Orquestra Jovem Música Para Todos é formada por jovens de 14 a 19 anosque possuem repertório com obras de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Waldir Azevedo, Pixinguinha e Luiz Gonzaga.

A Orquestra Jovem Música para Todos, de Teresina, entusiasmou a plateia do Teatro da Universidade Politécnica, na cidade de Lamego (Portugal), na comemoração dos 40 anos da instituição. A orquestra apresentou repertório com obras de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Waldir Azevedo, Pixinguinha e Luiz Gonzaga. O presidente da Politécnica e as autoridades presentes realçaram a importância da música como instrumento de aproximação entre os países, frisando que isso ocorre com mais vantagem quando a música é de qualidade.

Ao evento compareceu a embaixadora Maria Dulce Silva Barros, atual cônsul-geral do Brasil na cidade do Porto. A cônsul enfatizou a contribuição do Piauí para a cultura brasileira e citou os avanços proporcionados pela Universidade Federal do Piauí e a magnitude científica das pesquisas do Museu da Natureza na Serra da Capivara. Disse com emoção ao revelar o orgulho de ser piauiense, de Teresina, filha de pais piauienses.


Músicos da Orquestra Jovem Música Para Todos embaixadora Maria Dulce Silva Barros, atual cônsul-geral do Brasil na cidade do Porto

O primeiro concerto aconteceu no Museu Machado de Castro, em Coimbra, Portugal. A apresentação foi marcada por muito xote, em um encontro musical que homenageou Luiz Gonzaga, o rei do Baião, e compositor português Roberto Leal, que imortalizou o ritmo em bandas pela Europa.

O concerto chegou à Casa do Brasil, em Madrid. A apresentação foi ao lado do brasileiro Jayme Marques, músico radicado na Europa há mais de sessenta anos.

Os piauienses voltam para o Brasil no dia 6 de fevereiro. O grupo está acompanhado do Coordenador Geral do Música Para Todos, Luís Sá, e com o Diretor Artístico, Vladimir Silva. Nessa quinta-feira (30), a banda sinfônica se apresentou no Salão Nobre da Câmara, em Covilhã, Portugal.

Por: Jorge Machado
Mais sobre: