Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œTodo serviço é essencial", diz Prefeitura de Teresina sobre abertura do comércio

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, não é sensato colocar saúde e economia em lados opostos durante essa crise da pandemia.

17/03/2021 17:55

A Prefeitura de Teresina decretou nesta tarde (17) a abertura do comércio não essencial na próxima sexta-feira (19). A medida vai de encontro ao que o Governo do Piauí já havia determinado, de fechamento das atividades não essenciais a partir desta quinta-feira (18) até o próximo domingo (21). Esta não é a primeira vez que Prefeitura e Governo divergem quanto às medidas de contenção da covid-19.

Em janeiro passado, o governador Wellington Dias havia baixado decreto restringindo o funcionamento de bares e restaurantes, e do comércio não essencial. Poucos dias depois, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou outro decreto municipal flexibilizando o horário de abertura destes estabelecimentos. O caso foi parar na justiça.

Em conversa com o Portalodia.com, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Teresina, Marcelo Eulálio, disse que o que precisa é mais diálogo entre as instâncias governamentais e, principalmente, as pessoas terem o entendimento de que colocar saúde e economia é lugares opostos na atual situação não é o mais sensato. O gestor diz que a Prefeitura de Teresina entende que todo serviço, seja ele de que natureza for, é essencial e, portanto, não pode sofrer com restrições.

“Os critérios que têm se mantido sobre o que é uma atividade essencial precisam de esclarecimentos. Para a prefeitura, toda atividade é essencial sem distinção, porque se traduz em emprego, em renda e na possibilidade do indivíduo preservar sua dignidade. Por isso temos ouvido a classe empresarial, os lojistas, ouvindo sugestões de todos. O comerciante que observa a lei não promove risco para o agravamento da situação. O foco nosso é o combate a quem desrespeita os protocolos de segurança”, explicou o Marcelo Eulálio.


Secretário Marcelo Eulálio - Foto: Divulgação/PMT

Para o secretário, o que tem agravado a situação de Teresina, assim como no Piauí, o Brasil e várias partes do mundo, é o desrespeito das pessoas aos protocolos sanitários e o relaxamento nas medidas de contenção do vírus que devem ser tomadas por cada um individualmente. “As pessoas estão se aglomerando em suas casas, em festas clandestinas”, diz o gestor.

Eulálio avalia a antecipação do feriado do Dia do Piauí para esta quinta-feira (18) e diz que é louvável qualquer atitude que mire na contenção dos índices da pandemia, mas que se a ideia inicial era esta, o que vai ocorrer na realidade é a aglomeração de pessoas em praias e festas irregulares.

“Um feriado desse pode levar as pessoas para a praia. Qual é a lógica? Agora se criou um grande feriadão. É louvável toda medida que se tome para resguardar a saúde da população e assegurar a ela um tratamento digno. Mas mais necessário ainda é um diálogo para que essas medidas tenham um resultado mais prático”, finaliza Marcelo Eulálio.

Procurado para comentar o decreto da Prefeitura, o secretário de Comunicação do Governo do Estado do Piauí, Alisson Bacelar, disse apenas que nesses casos, quem entra em ação é o Ministério Público.

Mais sobre: