Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œSó existe corruptos porque há conivência", diz Dom Jacinto

Arcebispo de Teresina teceu duras críticas ao sistema político do país e pediu consciência aos eleitores.

16/02/2018 07:08

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, criticou os governantes e as atitudes da sociedade com relação aos atos de corrupção no país durante o lançamento da campanha da fraternidade nesta quinta-feira (15). Para ele, os políticos só se preocupam em atender aos interesses pessoais e a sociedade é conivente a isso. 

Durante seu discurso, Dom Jacinto afirmou que a corrupção gera a violência e dá estrutura para o desenvolvimento das mazelas no país. “Se nós não rejeitarmos a violência tanto pessoal quanto estrutural e se formos aliados a uma mentalidade de corrupção, nós estamos colaborando com ela”, disse. 


Dom Jacinto diz que corrupção gera mazelas para o país (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

O arcebispo criticou também a conivência da população mesmo diante dos escândalos políticos que ocorrem diariamente e pediu para que os eleitores tenham consciência na hora de depositarem seus votos nas urnas para escolherem bons representantes. 

“Só existe corruptos em cima porque na base da sociedade há conivência. Como podemos ser de acordo com a frase que diz ‘rouba, mas faz’ quando elegemos pessoas para o bem comum e elas cuidam do bem pessoal, de interesses escusos? Dessa maneira a violência se torna estrutural e vai correndo o tecido da sociedade, que queremos sadio e não doente”, declarou. 

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se posicionou, durante o lançamento nacional da campanha, sobre as disputas eleitorais e garantiu que não irá declarar apoio a nenhum candidato que promova a violência e discursos que acirram ainda mais os conflitos no país.

Por: Ithyara Borges - Jornal O Dia
Mais sobre: