Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œFechamos os hospitais de campanha porque não tinha pacientes", diz governador à PGR

Declaração ocorreu em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa ao O Globo. Informações foram pedidas pela PGR em meio à CPI da Covid-19 no Senado

20/04/2021 11:35

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), reagiu a um pedido de informações feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para que os governos estaduais expliquem por que fecharam hospitais de campanha no ano passado após a primeira onda da pandemia de Covid-19. Em reportagem ao O Globo, o petista disse em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa, que o motivo foi porque não tinha pacientes.

“A grande pergunta é por que fechamos hospitais de campanha, estados e municípios. Porque não tinha pacientes. Graças a Deus, ali num ado num momento, fizemos dois movimentos em meio a uma pandemia: dobrar ou triplicar a rede permanente pública de hospitais, ou em parcerias com o setor privado, e já não precisavam mais hospitais provisórios, como eram hospitais de campanha. Se não tinha pacientes, qual era o sentido de ficar três, quatro, cinco, seis meses pagando por cada leito de hospital de campanha se já não tinha necessidade? ”, indaga.

“Infelizmente lá na frente mesmo com essa rede ampliada que fizemos, com a suspensão de cirurgias eletivas, tivemos uma situação em que de novo colapsou a rede em todo o Brasil. Por quê? Por fala de cama? Por falta de equipamentos? Não, por falta de profissionais. É esse o problema ainda hoje”, completa.



Foto: Elias Fontenele/ODIA


Ainda conforme o chefe do executivo estadual, boa parte do dinheiro aplicado nos hospitais de campanha veio dos cofres estaduais e que estes constam devidamente declarados com transparência aos órgãos de controle. Ele apontou ainda a responsabilidade do governo federal.

"O colapso se deu pela falta de profissionais em praticamente todos os Estados brasileiros, levado pela velocidade de transmissibilidade das novas variantes e pela ausência da coordenação central, do governo federal, que foi avisado e não ajudou na contenção", disse em nota.

Entenda o pedido

Em meio aos embates entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores sobre a gestão da pandemia da Covid-19, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou informações complementares aos Estados a respeito da aplicação de verbas na construção dos hospitais de campanha.

A fiscalização feita pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, aliada do procurador-geral Augusto Aras, corrobora o discurso do presidente e abre mais um flanco de ataque aos governadores, no momento da instalação da CPI da Pandemia no Senado.

Fonte: Com informações do Globo
Mais sobre: