Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Zona norte de Teresina registra chuva de 42 mm; veja outras zonas

O mês de maio já registra 60% carga pluviométrica esperada. O que significa que se continuar chovendo será possível atingir a meta para o mês.

14/05/2021 09:31

Na noite desta quinta-feira, 13, a chuva que caiu em Teresina registrou um acumulado de 42,6 mm na zona norte, já na região da zona leste foi possível contabilizar 33, 2 mm e zona sudeste 26,4 mm e zona sul 29,00 mm  de chuvas,  de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 “Essa chuva já era esperada, a previsão apontava um incremento de umidade a partir da quinta-feira, com possibilidade de chuvas no final de semana. É importante salientar, que maio é o mês pós-estacional, que significa que é um mês que ainda tem chuva, e que basicamente representa 50% da média histórica do mês de abril”, explica o professor e climatologista Werton Costa.


Leia também:

Teresina registra temperatura máxima de 34,5°C em abril 

VÍDEO: Ventania em Luís Correia atinge 70km/h e causa estragos 

Baixa Grande do Ribeiro está entre cidades do país com maiores acumulados de chuvas 


Em Teresina, a média de chuva para o mês de maio, como normal climatológica, é de 120 mm. O professor afirma que a surpresa, é que ainda nos primeiros 14 dias de maio, já há mais 50% da carga pluviométrica, esperada para o mês.


“Nós estamos com mais de 60 mm acumulados, este é um bom sinal, pois se continuar chovendo nós temos a possibilidade de atingir ou até de bater esta média. Existe uma sinalização de chuvas para os próximos dias”, diz e climatologista Werton Costa.

Werton Costa afirma que os volumes mais expressivos de chuva devem acontecer na faixa norte do Estado do Piauí. 


(Foto: Jailson Soares/ O Dia)

Chuvas no Piauí

Além da capital piauiense, foi possível registrar chuvas em outras cidades do Piauí- regiões norte, centro-norte e médio Parnaíba. Os municípios de Regeneração, Água Branca, São Pedro, Castelo do Piauí e Vale do Longá, tiveram registro de chuvas nos últimos dois dias.

“A previsão meteorológica aponta para continuidade dessas chuvas, geralmente chuvas isoladas, na forma de pancadas e com volumes variados, porque nós temos a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do litoral do Piauí, o que favorece a entrada de umidade, que formam as chuvas”, conclui.

Mais sobre: