Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Zona Norte de Teresina não terá ônibus neste final de semana por falta de combustível

Funcionários alegam que o Consórcio Poty está "preservando combustível" para os carros rodarem na segunda-feira (03).

01/05/2021 09:46

Moradores da Zona Norte de Teresina não poderão contar com o transporte coletivo neste final de semana. Isso porque as empresas que compõem o Consórcio Poty – linha verde – responsável pela região, está “preservando combustível” para os carros rodarem na segunda-feira (03), conforme denúncias de funcionários. Essa é a segunda zona da capital que tem a frota de ônibus comprometida devido à falta do produto. O Portal O Dia.com alertou o problema na última quinta-feira, quando o consórcio anunciou a redução dos coletivos .

Foto: Assis Fernandes/ODIA

Na última terça-feira (27), duas das cinco empresas do Consórcio Therezina, que opera na Zona Sudeste e atende também a alguns bairros da zona Sul, também impediram a saída dos veículos de sua garagem alegando que não tinha óleo diesel disponível para abastecê-los .

Um funcionário ouvido pela reportagem, que trabalha como motorista há 18 anos, explicou a situação. “Eles alegam falta de combustível e ainda tem a questão da demanda de passageiros, que diminuiu com a pandemia aos finais de semana. Em relação as outas zonas, em um grupo de WhatsApp que estou, está totalmente reduzida, quase não tem coletivos nas ruas. Elas (empresas do consórcio) impediram a saída dos coletivos”, disse.

O trabalhador contou ainda que a região está sendo assistida por ônibus clandestinos. “Infelizmente, é uma realidade devido à falta dos ônibus. Todos veem, mas ninguém faz nada. Estamos trabalhando em uma jornada reduzida, não estamos recebendo todos os nossos direitos, e as empresas usam isso para conseguir recursos com a prefeitura, pois sabem que vamos procurar o sindicato para protestar”, afirmou.

O Consórcio Poty atende a regiões densamente povoadas de Teresina como o Parque Brasil, Mocambinho, Bairro Poty Velho e toda a região da Grande Santa Maria da Codipi, incluindo residenciais populosos como o Dilma Rousseff e o Jacinta Andrade. Estes bairros, e outros que compõem a região, também se somam ao Grande Dirceu e logradouros adjacentes, que estão com sua frota de ônibus reduzida na zona Sudeste pelo terceiro dia consecutivo.

Outro lado 

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou que o Consórcio Poty não paralisou suas atividades e segue prestando os serviços à população da Zona Norte de Teresina. A entidade reitera que está em busca de soluções efetivas para o controle da situação de crise no sistema e que depende do repasse financeiro da Prefeitura de Teresina, para evitar um colapso no setor.

Mais sobre: