• Enem
  • Premium Outlet
  • Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Workshop Bons de Fogo, o melhor do churrasco

A segunda edição do evento será neste domingo com o chef Marcus Santos e outros profissionais da gastronomia.

15/03/2019 07:05h

Têm crescido cada vez mais a cultura gastronômica do churrasco no Brasil. As técnicas e os procedimentos que envolvem essa tradição estão em plena ascensão pelo país. No próximo domingo, dia 17, o chef Marcus Santos se junta a outros profissionais da gastronomia para ministrar a segunda edição do workshop “Bons de Fogo”, uma oportunidade para o público interessado aprofundar os seus conhecimentos. O curso acontece no Matisse Mercatto, das 10h às 17h. 

Nos últimos quatro anos, segundo o chef Marcus Santos, o churrasco com um tom gourmet vem se destacando na gastronomia tradicional. A cultura da cozinha de forno, como é chamada, vem sendo difundida por chefconhecidos nacionalmente. Aliado a isso, a disponibilidade de cortes especiais no mercado e o aprimoramento de alguns procedimentos vêm atraindo cada vez mais adeptos que desejam, além de degustar, entender e praticar as técnicas de um bom churrasco. 

“Há uns quatro anos a gente vem tentando introduzir essa cultura em Teresina, principalmente porque no Sul e Sudeste as coisas estavam começando por lá. E por isso, em paralelo a gente já estava trazendo essa cultura para Teresina. E a cultura vem crescendo por aqui também, tanto que hoje já temos um dos maiores festivais de churrasco do norte e nordeste”, comenta Marcus. 


Chef Marcus Santos: técnicas especializadas de churrasco - Foto: Divulgação

Por conta de um público cada vez mais interessado no assunto, surgiu o workshop “Bons de Fogo”. O sucesso da primeira edição, realizada em dezembro, foi tamanho que agora o chef Marcus Santos abre mais uma turma. Dessa vez a teoria será aliada a prática simultaneamente. Será possível ver e degustar a preparação de todos os pratos e acompanhamentos. Além disso haverá degustação de cerveja artesanal e open bar de Budweiser. 

Junto ao mestre Marcus Santos irão ministrar os conteúdos: a mestre cervejeira Ana Galdino, que irá dá dicas de harmonização de churrasco com cervejas; o cuteleiro criado de facas especiais Mestre Hiroshi; o chefe assador Thiago Ogro, especialista em carnes exóticas; o chefe Igor Rocha que irá apresentar vários tipos de acompanhamentos; e Giorgio Albert, abordando técnicas de charcutaria. 

“Não cultuamos o churrasco, cultuamos a cultura do fogo. Não é um curso de churrasco vegano, mas esse público não deixa de ser contemplado com isso, porque também vamos falar de acompanhamentos feito na brasa. Churrasco hoje é um momento, ninguém fica de fora, todo mundo tem que fazer parte ali da confraternização. Esse workshop da gente tem sido um sucesso e por isso teremos outras edições”, pontua o chefe. 


Foto: Divulgação

Charcutaria 

Giorgio Albert irá participar do workshop “Bons de Fogo” apresentando técnicas de cachuteria. “A charcutaria são os métodos de conservação dos alimentos. A nossa principal ideia é difundir essa cultura aqui, mostrar para as pessoas que elas podem ter acesso ou elas mesmo podem fazer a charcutaria. Vamos tratar sobre quais os produtos usar e quais os métodos que envolve”, comenta. 

Assim como o chef Marcus Santos, Giorgio Albert também acredita que o churrasco é uma forma de unir as pessoas. Ele destaca que o workshop leva a criação de um grupo onde é possível, através de WhatsApp, trocar experiências, dicas e informações sobre esse universo. “É um curso que confraterniza. Quem adquire o curso também participa de um grupo. Ficou com dúvida, pode interagir e trocar ideia”, finaliza. Chef

Por: Yuri Ribeiro - Jornal O Dia

Deixe seu comentário