Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias e China discutem sobre insumos para vacinas contra Covid-19

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, foi quem assegurou a produção de mais vacinas, além da compra direta por parte dos estados

05/02/2021 16:03

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (05), por meio de videoconferência, de reunião do Fórum de Governadores do Brasil com  representantes da Embaixada da China, ocasião em que discutiram um possível estabelecimento de cronograma de entrega do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) nos próximos meses para a produção de vacinas nos Institutos Butantan e Fiocruz, permitindo aos estados um melhor planejamento para a distribuição dos imunizastes.

Foto: Divulgação/GOV

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, foi quem assegurou a produção de mais vacinas, além da compra direta por parte dos estados. Segundo ele, até final de fevereiro, três lotes de IFA serão entregues ao Brasil. O primeiro lote com 88,6 litros do insumo chega no próximo sábado (6) e será destinado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que poderá produzir 2,81 milhões de doses. Durante a reunião, foi decidido que os demais lotes chegarão ao longo do mês, com IFA suficiente para a produção de 15 milhões de doses do imunizante.

O chefe do executivo estadual ressaltou a importância da celeridade da fabricação das vacinas para conter a disseminação da Covid-19. “A chegada desses lotes vai permitir que possamos alcançar algo como 10% da população vacinada no Brasil. Além disso, pedimos a garantia de um cronograma de vacinas para que, com antecipação de IFA, possamos, nos meses de março e abril, ter uma produção para vacinar toda a fase 1. Esse é um passo muito importante”, explicou Wellington Dias.

Na videoconferência, também ficou definido uma reunião com o Ministério da Saúde, marcada para a próxima terça-feira (09), para tratar sobre a nova lei aprovada no Senado que prevê o reconhecimento de múltiplas vacinas.

“Além de seguirmos o plano nacional, pelo qual já demos início à vacinação das pessoas acima de 90 anos, queremos garantir que a gente possa vacinar o pessoal da educação, do turismo, da construção civil, do comércio, ou seja, ampliar, para que tenhamos mais cedo a imunização no país”, destacou.

Mais sobre: