Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Voos em Teresina: aeroporto registra aumento no fluxo de passageiros

O mês de junho registrou mais de 14 mil embarques, quase o dobro do registrado em maio

13/08/2020 14:12

Alguns setores da economia estão retornando gradativamente e com os aeroportos não é diferente. Segundo dados da Infraero, no Aeroporto de Teresina, Petrônio Portella, o mês de junho apresentou uma pequena crescente na movimentação de passageiros. Foram 14.090 embarques e desembarques somente neste mês, quase o dobro do que foi registrado em maio (7.692 embarques e desembarques). 

Porém, se compararmos junho deste ano, em relação à junho de 2019, vemos uma queda significativa de 84,5% na quantidade de passageiros que embarcaram e desembarcaram no Aeroporto de Teresina, vez que em junho de 2019 houve uma movimentação de 91 mil passageiros. 

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Durante os meses de pandemia do coronavírus, a movimentação nos Aeroporto de Teresina estava bem abaixo do que costuma registrar. No mês de maio deste ano, apenas 7.692 passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal, já em maio de 2019, 90.542 pessoas se movimentaram no aeroporto, o que representa uma queda de 91,5%.

O mês de abril foi o que mais registrou queda, 95,1%, uma vez que neste mês apenas 4.536 pessoas embarcaram e desembarcaram no Aeroporto da Capital. Já no mês período do ano passado, foram registrados 93.749 embarques e desembarques de passageiros.

Março foi o mês que menos apresentou queda, apenas 31%, vez que as medidas de isolamento iniciaram a partir da segunda quinzena deste mês. Com isso, em março foram registrados 61.505 embarques e desembarques, contra 89.187 em março de 2019.

O Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Doutor João Silva Filho ainda chegou a registrar 470 embarques e desembarques no mês de março, quando a pandemia do coronavírus foi anunciada. Em março de 2019, foram contabilizados 831 embarques e desembarques no terminal. Desde então, não tem sido registrados embarques ou desembarques de passageiros no aeroporto.

Diante da crise do novo coronavírus, Covid-19, a Infraero esclarece que o serviço aeroportuário no Aeroporto de Teresina, no Piauí, e nos demais aeroportos sob administração da empresa tem ocorrido normalmente e a oferta de voos está seguindo a malha aérea definida pelas empresas aéreas e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Aeroporto segue recomendações contra a Covid-19

O Aeroporto de Teresina, além dos demais aeroportos administrados pela Infraero, conta com uma campanha de orientação aos passageiros e funcionários no combate ao coronavírus (Covid-19). As ações incluem a instalação de adesivos de sinalização e orientação por todo o caminho que o viajante faz para o embarque e desembarque de um voo; além de avisos em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos, e cartazes pelos terminais. O foco dos alertas é no uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem; distanciamento entre os frequentadores dos terminais e higienização das mãos.

Intitulada “Cuide ainda + de você e dos outros”, o objetivo da campanha é preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas garantindo a segurança de todos. No Aeroporto de Teresina, além das telas informativas e dos avisos sonoros, os passageiros encontrarão adesivos instrutivos momento do check-in, embarque, desembarque, nas áreas de raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens; ao usar escadas, elevadores e longarinas; ou mesmo na entrada em estabelecimentos comerciais e praça de alimentação.

(Foto: Elias Fontinele/ODIA)

As marcações alertam para a necessidade de manter o distanciamento de dois metros entre pessoas e as formas de prevenção do vírus. Nos elevadores, por exemplo, os comunicados também pedem a ocupação máxima de duas pessoas e, nos banheiros, instruem como lavar bem as mãos. Além disso, os check-ins agora contam com proteção acrílica para a proteção de passageiros e atendentes das companhias aéreas. 

“Os viajantes encontrarão uma estrutura ajustada às medidas sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que todas as atividades ocorram com os cuidados que o combate ao coronavírus exige. Além disso, intensificamos a limpeza de áreas comuns do aeroporto e ampliamos a oferta de itens de higiene, como sabão, papel toalha e álcool em gel em todo o terminal”, explica o superintendente do Aeroporto de Teresina,  Raphael Gaeski. “É importante também que os passageiros sigam todas as recomendações, respeitem a sinalização e usem máscaras”, acrescenta. 

Entre as medidas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão: 

- Estímulo ao uso de canais digitais para realização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in); 

- Orientação de se evitar o manuseio de cartões de embarque impressos; 

- Recomendação de, se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento de compras em lojas, restaurantes, lanchonete e serviços no aeroporto; 

- Uso de máscara por passageiros e pessoas em circulação nas áreas públicas do aeroporto, bem como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) por empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos aeroportos da empresa; 

- Divulgação de instruções de higiene, proteção e distanciamento social em sistema de som, painéis informativos de voos, cartazes e cavaletes distribuídos nas áreas de embarque e desembarque de passageiros e áreas operacionais e administrativas dos aeroportos; bem como banheiros, estacionamento e área de espera dos transportes públicos; além de conteúdos site, redes sociais e demais meios aplicáveis à Rede Infraero para prevenir e combater o Covid-19; 

- Monitoramento frequente da disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em todos os seus aeroportos, além de reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum; 

- Distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas no aeroporto – com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarque, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros locais com fluxo de passageiros; 

- Orientação de evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes; 

- Organização, junto com as empresas aéreas, de maior espaçamento entre os passageiros nos embarques e desembarques de passageiros, seja em fingers ou procedimento remoto (ônibus ou a pé). 

Vale destacar também que, desde o início da pandemia, o terminal piauiense e os demais aeroportos da Rede Infraero seguem operando, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário, e a oferta de voos está de acordo com a malha aérea definida pelas empresas aéreas e Anac. Ao passageiro, a orientação é de antes de se deslocar ao aeroporto, verificar diretamente com a companhia aérea se a programação do voo está mantida ou foi alterada.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: