Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

VÍDEO: seis estabelecimentos foram autuados por aglomeração no fim de semana

As zonas Sul e Leste se destacaram dois finais de semana seguidos por descumprirem as medidas de segurança

24/05/2021 12:12

Somente neste final de semana, seis estabelecimentos foram autuados em flagrante por promoverem aglomeração em Teresina. Todas as regiões foram fiscalizadas pelas equipes da Vigilância Sanitária do município, mas as zonas Sul e Leste se destacaram dois finais de semana seguidos por descumprirem as medidas de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus

Uma das festas foi registrada em um bar no bairro Marquês, zona Norte da cidade. Devido à lotação, a Guarda Municipal chegou a ir até o local. Segundo o perfil que divulgou as imagens nas redes sociais, o evento teve ampla “propaganda” e contou com a participação de uma cantora piauiense. 

(Foto: Reprodução/redes sociais)

De acordo com o perfil, a cantora chegou a publicar imagens do seu show com a legenda “Ficou gente pro lado de fora porque não coube”. Apesar da foto mostrar diversas pessoas muito próximas e sem usar máscara, a cantora teria informado que todas as recomendações estavam sendo seguidas.

De acordo com Larisse Portela, gerente da Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa), as equipes da Vigilância Sanitária estão atuando em todas as zonas vistoriando, no mínimo, 20 estabelecimentos, com o objetivo de coibir as aglomerações e cobrar que os decretos e protocolos sejam cumpridos.

“Ainda encontramos bares e restaurantes com aglomerações e esses foram prontamente autuados, especialmente as zonas Sul e Leste. Notamos que nos dois últimos finais de semana essas zonas foram as que mais descumpriram os decretos”, disse.


Vale lembrar que desde o dia 15 o governo do estado flexibilizou o horário de funcionamento de bares e restaurantes. Pelo segundo final de semana consecutivo os estabelecimentos estão autorizados a funcionar até às 23 horas. Antes, o horário limite era até às 22 horas.

Somente este mês, foram lavrados 21 autos de infração, que geram multa ao estabelecimento. A grande maioria foram multados por promoverem aglomeração, desobedecerem ao distanciamento mínimo entre as mesas e por clientes circularem sem máscara dentro do local.

Três municípios também registraram aglomeração

Além de Teresina, outros três municípios do Piauí registraram festas clandestinas com aglomerações. Os registros foram publicados nas redes sociais e em um perfil de notícias de Teresina. Dentre os municípios flagrados realizando eventos estão Pedro II, Miguel Alves e Barras.

Nos vídeos, é possível ver muitas pessoas reunidas, consumindo bebida alcoólica, sem manter o distanciamento social e sem fazer uso de máscara. Em Pedro II, a festa aconteceu em um local com piscina e reuniu centenas de pessoas.


Em Miguel Alves a cena também se repetiu. A aglomeração de pessoas aconteceu em praça pública, com diversas pessoas ingerindo bebida alcoólica e sem uso de máscara.


No município de Barras, a praça da cidade também ficou lotada de pessoas. Muitas motocicletas e veículos fecharam as vias. Nas imagens é possível ver pessoas ingerindo bebida alcoólica, sem máscara e sem manter o distanciamento.


Nota de esclarecimento

Sobre o vídeo de uma festa clandestina ocorrida em Pedro II, neste sábado (22), a Prefeitura da cidade emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso. Segundo a Prefeitura, assim que tomou conhecimento do evento, a Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária enviou uma equipe ao local para dispersar a aglomeração e, de imediato, encerrar o evento.

Além disso, a Polícia Militar foi comunicada e também participou da ação, na qual os responsáveis pela festa responderão pelo ato conforme a legislação determina. A Prefeitura de Pedro II reitera que segue realizando fiscalizações no município, notificando e suspendendo festas e eventos clandestinos.

E reforça que, todos que souberem de casos como esse podem realizar denúncia anônima ligando ou enviando mensagem para a Vigilância Sanitária, por meio do número: (86) 99413-7969.

Mais sobre: