Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeo: moradores se assustam ao confundirem gato com onça no Alphaville

O comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, Tenente-Coronel Texeira, disse que na verdade o animal que aparece nas imagens é um jaguarundi, também conhecido como gato-mourisco

18/11/2020 10:45

Imagens de um felino tentando entrar no condomínio Terras Alphaville, na BR 343, em Teresina, repercutiram nas redes sociais nesta terça-feira (17). Em algumas publicações e mensagens, os moradores assustados chegaram a informar que o animal se tratava de uma suçuarana (onça parda). Em entrevista ao O Dia, o comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, Tenente-Coronel Texeira, disse que na verdade o animal que aparece nas imagens é um jaguarundi, também conhecido como gato-mourisco de pequeno porte.



“Ele é um felino de pequeno porte. A diferença em relação a uma onça é justamente essa questão do porte. Há felinos de grande porte como os leões, tigres, que não existem na nossa fauna. Existem os de médio porte, que são as onças, e elas aparecem raramente em algumas regiões do nosso estado. Além disso, há também os gatos do mato, que são mais comuns e que são de várias espécies. Esses gatos são selvagens que não atacam a não ser que eles sintam afugentados para se defender”, explicou Texeira.


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o animal tentando entrar no condomínio pela área verde que fica ao fundo da construção. Ele tenta duas vezes passar por cima da cerca elétrica, mas leva choques e volta pra mata.

O Batalhão de Policiamento Ambienta foi acionado para tranquilizar os moradores. Por o condomínio estar localizado próximo a uma região de mata, o animal poderá aparecer outras vezes.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: