Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereador quer proibir uso de canudos de plástico em Teresina

O projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal e agora deve tramitar nas comissões técnicas da casa antes de ir ao plenário.

13/02/2019 16:45

O vereador Dr. Lázaro Carvalho (PPS) quer proibir a comercialização e utilização de canudos de plásticos nos estabelecimentos comerciais de Teresina. Segundo ele, a proposta, apresentada na Câmara Municipal, tem como objetivo reduzir os impactos ambientais causados pelo plástico, além de diminuir os riscos à saúde humana. 

“O canudo se torna um vilão pela sua capacidade de contaminação ao meio ambiente, dificuldade de acomodação, e pelo fato de ser descartável e utilizado em grandes quantidades. O mundo está discutindo muito papel do plástico, na sua capacidade de causar contaminação ao meio ambiente e na capacidade de trazer malefícios ao ser humano”, pontua Dr. Lázaro. 

O autor do projeto afirma que em outras cidades do país a proibição de canudos de plástico já é uma realidade. “De forma incipiente, algumas cidades começaram com a retirada dos canudos, e queremos que Teresina também faça parte desse grupo de cidades”, afirma o vereador ao ressaltar que a iniciativa pode resultar na proibição de outros utensílios de plásticos, como talheres. 

O projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal e agora deve tramitar nas comissões técnicas da casa antes de ir ao plenário. 

Parnaíba 

A partir dessa quarta-feira (13), a cidade de Parnaíba, no litoral do estado, já passou a contar com a proibição do uso de canudos de plástico. A lei, sancionada pelo prefeito Mão Santa (SD), veta o uso dos canudos em bares, restaurantes, lanchonetes, barracas de praia e demais. De acordo com a medida, os estabelecimentos devem passar a fornecer aos clientes canudos de papel biodegradável.

Por: Natanael Souza
Mais sobre: