Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Veja o funcionamento do comércio no feriado de Carnaval em Teresina

Comércio adequa horários de atendimento ao público por conta do feriado prolongado, que começa neste sábado

08/02/2018 07:44

Com as festas de Carnaval, o funcionamento das lojas, shoppings e supermercados de Teresina será alterado. Para melhor atender à demanda e não comprometer a folia, os estabelecimentos não irão abrir em alguns dias do feriado. As lojas do Centro da Capital, por exemplo, ficarão abertas no sábado (10) até as 14h, mas só voltam a abrir as portas na quarta-feira de cinzas, a partir do meio-dia. 

As lojas, cafeterias e demais espaços do Teresina Shopping funcionarão no sábado (10) das 10h às 22h e os cinemas a partir das 12h30. No domingo (11) e na segunda-feira de Carnaval (12), as lojas estarão fechadas, mas os parques ficarão abertos das 10h às 20h e os espaços familiares das 12h às 20h; já os cinemas abrem a partir das 12h30. Na terça-feira (13), o shopping estará totalmente fechado e só volta a funcionar quarta-feira de cinzas (14) a partir das 12h. 

No Shopping Rio Poty, a programação é a seguinte: no sábado (10), todas as lojas abrirão normalmente, das 10h às 22h. O Cinépolis funcionará de meio-dia às 22h30 e a academia Bodytech abrirá das 9h às 16h. Já nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, os espaços de lazer e a praça de alimentação funcionarão das 12h às 22h, a Bodytech permanecerá aberta das 9h às 14h e o Cinépolis de meio-dia às 22h30. As lojas estarão fechadas. As cafeterias terão funcionamento facultativo, das 15h às 21h. Na quarta-feira de cinzas, dia 14, o shopping Rio Poty passa a funcionar a partir das 12h. A praça de alimentação e as lojas fecham às 22h. O Cinépolis funcionará até as 22h30 e a Bodytech até 23h. 

Supermercados 

O Hiperbompreço do Teresina Shopping também funcionará em horários alternativos neste feriado. No sábado e no domingo, ele funciona das 9h às 22h; já na segunda-feira de Carnaval, só funcionará das 9h às 16h, retornando apenas na quarta-feira de cinzas a partir das 12h. 

Já o Extra e o Pão de Açúcar funcionarão normalmente no final de semana. No entanto, na segunda-feira, as lojas só funcionarão até 16h e fecharão na terça-feira, voltando as atividades apenas na quarta-feira, às 12h.

Bancos só retomam atendimentos na quarta

As agências bancárias de todo o país estarão fechadas para atendimento ao público durante o Carnaval. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as atividades serão retomadas na quarta-feira de cinzas (14), a partir de meio-dia. Neste período, a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrô- nicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). 

“Os bancos possuem ferramentas que possibilitam ao cliente agendar pagamentos e acompanhar os lançamentos, na conta corrente, pelo aplicativo do banco no celular”, declara o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria. A Federação lembra ainda que as contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 12 ou 13 de fevereiro como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira (14). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento. 

Já para aqueles clientes que irão passar a semana viajando e não dispensam a ida até uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Basta acessar o link www.buscabanco.com.br e fazer a pesquisa de acordo com o Estado e município desejado.

Edição: Nathalia Amaral
Por: Gabrielle Alcântara
Mais sobre: