Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Três estudantes da UFPI são intimados pela Polícia Federal

Os universitários foram acusados pela reitoria da universidade de depredar patrimônio público durante uma manifestação que ocorreu em agosto do 2017

26/01/2018 12:32

Daniel Silva, Igor Ribeiro e Savio Santos, todos estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foram intimados a depor na Polícia Federal. Os universitários estão sendo acusados de depredação de patrimônio público em uma manifestação que aconteceu em agosto de 2017, segundo a denuncia feita pela reitoria da instituição. 

Sávio Santos, um dos estudantes acusados, conta que a manifestação tinha como objetivo a solicitação da publicação do edital do curso de Licenciatura em Educação no campo. “Tudo foi pensado de forma pacifica. Nós caminhamos pela instituição e fomos a reitoria, quando chegamos lá, os seguranças tentaram nos parar e acabou gerando um tumulto e alguns vidros foram quebrados, mas não de forma intencional”, afirma o estudante.


Universitários se reuniram em frente a reitoria na manhã desta sexta-feira (26). Foto: Divulgação

Segundo o universitário não houve nenhum tipo de tentativa de conversa por parte da reitoria da UFPI. “Quando recebi a intimação fiquei surpreso. Ninguém da instituição comunicou nada. Eles apenas foram e nos denunciaram. A instituição está tentando criminalizar um manifesto que foi limpo”, disse.

Sávio Santos já se apresentou a Polícia Federal para prestar depoimentos. “Quando cheguei lá, me mostraram as imagens, e o que foi possível observar foi o ato em conjunto, as imagens do coletivo são nítidas, não houve má intenção. O que fica é o sentimento de indignação por essa denúncia da instituição”, finaliza.

Protesto

Na manhã dessa sexta-feira (26), vários alunos da UFPI se reuniram na frente da reitoria para protestar pela denúncia feira contra os três alunos. Os manifestantes alegam represália e falta de diálogo por parte da instituição de ensino. 


Em ato simbólico, e após passeatas pela UFPI, os manifestante sentaram no chão e fizeram 30 minutos de silêncio. Foto: Divulgação

Edição: Nayara Felizardo
Por: Geici Mello
Mais sobre: