Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

THE: 55,7% das pessoas que precisam sair de casa para trabalhar são mulheres

Os dados foram coletados entre os dias 13 e 14 de abril e buscou revelar o perfil do usuário do transporte público durante o isolamento social

17/04/2020 18:11

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) apontou nesta sexta-feira (17) que 55,7% das pessoas que precisam sair de casa para trabalhar em estabelecimentos comerciais utilizando o transporte público de Teresina, são mulheres. Os dados foram coletados entre os dias 13 e 14 de abril e buscou revelar o perfil do usuário durante o isolamento social.

Foto: Aquivo O Dia.

Para ter acesso as informações, foram aplicados 125 questionários nos oito Terminais de Integração espalhados pela cidade (Bela Vista, Buenos Aires, Itararé, Livramento, Parque Piauí, Rui Barbosa, Santa Lia e Zoobotânico), no período de 6h às 8h da manhã.

Segundo o levantamento, 88% dos entrevistados precisam sair de casa, pelo menos uma vez na semana, para cumprir jornada de trabalho, 60,8% dos quais são do setor privado. Desse total, 45,5% dos pesquisados revelaram que precisam sair para trabalhar diariamente e apenas 17,6% são do setor público.

Foto: Arquivo O Dia.

Outro dado revelado pela pesquisa, é que 30,4% dos entrevistados eram pessoas entre 36 e 50 anos, faixa de idade mais afetada pela doença em Teresina. O levantamento apontou também que havia trabalhadores dos setores não essenciais, o que pode contribuir com a disseminação da doença.

“O levantamento nos fez perceber que muita gente, em especial as mulheres, precisa sair de casa para trabalhar. O que preocupa é que uma parcela dos entrevistados não precisaria estar nas ruas, enquanto outros são completamente necessários por atuarem em setores considerados essenciais”, disse o secretaria da Semdec, Raul Ferraz.

Os dados servirão de base para que prefeitura possa adotar medidas conforme o comportamento da população.  

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado com informações da PMT
Mais sobre: