Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina: "˜Terminais de integração complicam sistema de transporte"™, diz empresário

Ao depor na CPI do Transporte Coletivo, o empresário Edmilson Carvalho, dono da Transcol, afirmou houve perda de passageiros no sistema após a divisão do percurso em trechos menores.

08/06/2021 10:30

A CPI do Transporte Coletivo tem mais uma sessão acontecendo nesta terça-feira (08) na Câmara Municipal de Teresina e nesta manhã os parlamentares ouviram o empresário Edmilson Carvalho, dono da Transcol, que opera a totalidade das linhas de ônibus da zona Sul da capital. Em seu depoimento, ele atribuiu aos terminais de integração o principal fator para a fuga de passageiros do sistema de transporte público e a maior dificuldade para que ele funcione a contento.


Leia também: Strans explica funcionamento dos terminais de integração em Teresina 


Edmilson afirmou que, para uma cidade do tamanho de Teresina, os terminais de integração se tornaram um empecilho para a locomoção dos usuários, uma vez que dividiu em mais de um trecho um percurso que já era curto. “A população, quando sai do bairro, ela quer ir para o Centro e não quer fazer o transbordo, sair de um bairro e descer no meio do caminho para pegar outra condução. Isso complicou demais. Com a inauguração dos terminais, nós perdemos muitos passageiros. As pessoas preferem pagar a prestação de uma moto e se locomover rapidamente sem fazer esse transbordo”, explicou Edmilson.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

O empresário lembrou que o sistema de integração do transporte público de Teresina, o Inthegra, foi planejado à semelhança do modelo de outras grandes capitais brasileiras, como Curitiba, por exemplo. O estudo, segundo Edmilson, foi muito rápido. Ele destacou a relevância das estações de ônibus nos canteiros centrais para a melhoria da mobilidade e frisou que a integração não foi ruim como um todo, mas sugeriu para melhorar o sistema a ampliação dos corredores exclusivos de ônibus.

“Para melhorar tem que aumentar muito os corredores exclusivos. Hoje temos em média 223 mil automóveis emplacados em Teresina, mas quem transporta a massa é o transporte coletivo de passageiros, então tem que ter corredor exclusivo dos bairros ao centro. O corredor que se tem hoje é bom, mas é pequeno o espaço. Tem que levar para os bairros porque flui melhor. Acredito que com isso, o sistema pode funcionar”, disse Edmilson Carvalho.

O empresário informou à CPI que nenhuma empresa operadora dos ônibus foi convidada a participar, pela gestão anterior da Prefeitura, da escolha dos locais dos terminais de integração e que a estrutura foi dada para que os empresários fizessem as adequações necessárias para que o sistema fosse implantado.

Mais sobre: