Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina tem previsão de fortes chuvas durante o final de semana

Segundo o Cptec, a previsão de chuva para este final de semana é de 80%, com temperaturas variando entre 23º C e 32º C.

15/03/2019 18:18

Após a tempestade que caiu na noite desta quinta-feira (14) em Teresina, a previsão do tempo para esse final de semana em Teresina é de mais chuva. A informação foi confirmada pelo climatologista Werton Costa ao O DIA. Segundo ele, com a movimentação de nuvens na divisa entre Piauí e Ceará, as precipitações devem chegar à Capital nas próximas horas, com probabilidade de nova ocorrência de temporal no início da madrugada deste sábado (16). Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a previsão de chuva para este final de semana é de 80%, com temperaturas variando entre 23º C e 32º C.

Imagens captadas pelo satélite norte-americano GOES 16 e divulgadas através do aplicativo Stormradar indicam fortes instabilidades e nuvens causadoras de temporais nas proximidades de Teresina. "As nuvens se encontram no Norte e Centro-Norte do Piauí. São indicadoras de potencial de chuva nas próximas horas na Capital, principalmente na madrugada. Enquanto existir o combustível, que é umidade e calor, essas nuvens podem ser retroalimentadas e formar temporais no decorrer da noite e da madrugada", esclarece o climatologista.

Imagens captadas pelo satélite norte-americano GOES 16 e divulgadas através do aplicativo Storm Radar. (Imagem: Storm Radar)

De acordo com o climatologista, as chuvas neste período são comuns, já que março é o mês mais chuvoso da temporada, caracterizado pelo calor e pela alta umidade. Sobre as tempestades elétricas, o climatologista Werton Costa afirma que são características desse período. "Na noite de ontem tivemos uma formação de nuvens muito altas, que chamamos de tempestade multicelular, quando temos várias nuvens de tempestade juntas e as cargas elétricas se somam", explica.

No litoral do Piauí, o alerta também é de tempestade no final desta sexta-feira e início do sábado. Segundo o Cptec, do litoral do Pará ao Rio Grande do Norte, ocorrerão pancadas de chuva que em alguns momentos serão intensas e poderão vir acompanhadas de raios. Ao final do dia, haverá condição para acumulados elevados em alguns pontos.

Defesa Civil de Teresina intensifica monitoramento após forte chuvas

A tempestade que atingiu a Grande Teresina na noite desta quinta-feira (14) deixou em alerta a Defesa Civil do município. Isso porque, diante do volume de chuvas, houve registro de um desabamento e de regiões alagadas, especialmente em áreas do Povoado Baixão do Carlos e na Fazenda Soares.

Para atenuar as consequências das fortes chuvas, a Defesa Civil comunicou que está intensificando o monitoramento das áreas de risco. A ação abrange toda a cidade, tendo como foco principal a região da Nova Brasília e da Zona Rural Norte e Leste, áreas identificadas como as mais críticas.

Devido aos incidentes registrados, o órgão ressalta a importância da população manter contato com a Defesa Civil, para que os alertas resultantes do trabalho de monitoramento tenham alcance cada vez maior e mais efetivo. “Lembrando a população teresinense que, em situação de alagamentos, deslizamentos, desabamentos ou simplesmente situação de risco identificada e avaliada pelos próprios moradores, já se pode entrar em contato a Defesa Civil por meio do número 153. Estamos à disposição para resolução desses problemas envolvendo a questão do inverno de 2019”, destaca Sebastião Domingos, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Além do 153, a população pode solicitar previamente um atendimento à Defesa Civil de Teresina também, via ofício, na sede da Semcaspi. A Secretaria fica na Rua Álvaro Mendes, 861, no Centro. Mais informações, pelo telefone (86) 3215-7485.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: