Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina registra queda de acidentes e mortes no trânsito após instalação de câmeras de segurança

Segundo a Strans, muitos condutores estão preferindo por circularem em vias monitoradas, como forma de precaver maiores intercorrências.

29/05/2023 às 11h18

27/09/2023 às 00h57

Dados da Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), apontam para uma considerável redução de ocorrências de trânsito na capital nos primeiros meses de 2023. A gestão municipal destacou a recente inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO) como um dos fatores determinantes para a mudança nas estatísticas.

Centro de Controle Operacional (CCO Teresina) foi inaugurado em janeiro desse ano - (Divulgação) Divulgação
Centro de Controle Operacional (CCO Teresina) foi inaugurado em janeiro desse ano

Conforme apurado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), apenas nesses primeiros meses do ano foi constatado uma diminuição de 35% na quantidade de acidentes com motos e uma redução de 25% dos óbitos neste primeiro trimestre de 2023. A PMT alega que o comportamento dos condutores mudou em razão de uma maior fiscalização no trânsito de Teresina.

O CCO foi inaugurado em janeiro deste ano e fica localizado na zona Sul de Teresina. O local tem por objetivo alinhar recursos integrados para o gerenciamento, controle e monitoramento, através de câmeras mais tecnológicas que conseguem realizar o reconhecimento facial de condutores e pedestres, bem como leitura de placas, infrações de trânsito e acidentes.

A PMT refo que a fiscalização no trânsito foi crucial para a redução de acidentes - (Divulgação) Divulgação
A PMT refo que a fiscalização no trânsito foi crucial para a redução de acidentes

Ainda segundo a Strans, muitos dos condutores estão preferindo circular pelos locais monitorados por se sentirem mais seguros. Além disso, o órgão destacou que as mulheres são o principal público que circula nessas vias, por se sentirem mais vulneráveis no trânsito.

“Através das câmeras de videomonitoramento, já conseguimos reduzir a quantidade de atos de vandalismo nas estações de ônibus e em outros patrimônios públicos da cidade, além disso, no primeiro trimestre, tivemos 500 indicativos de abordagem que em trabalho em conjunto com as forças de segurança pública. Roubo e furto de veículos aparece sempre aqui no nosso centro de comando esses indicativos e a gente faz a nossa parte e repassa para as forças de segurança para estar fazendo essas abordagens”, frisou o superintendente da Strans, Bruno Pessoa.

Atualmente o Centro de Controle Operacional (CCO) possui 135 câmeras instaladas em funcionamento distribuídas nos principais corredores de ônibus e cruzamentos de Teresina e sendo monitoradas 24 horas, dia e noite, e durante toda a madrugada, por equipes de agentes de trânsito da Strans de plantão. A meta é que seja implantada cerca de 485 câmeras em diversos pontos da capital até o final do ano.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: