Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina registra queda de 30% no número de mortes por Covid-19

Os dados revelam um indicativo de que a cidade está passando do pico da curva relativa à doença

30/07/2020 17:06

A Prefeitura de Teresina informou nesta quinta-feira (30) que a Capital registrou uma redução de 30% no número de mortes por Covid-19 durante a semana epidemiológica referente aos dias 19 a 25 de julho. Os dados revelam um indicativo de que a cidade está passando do pico da curva relativa à doença.

“Nossa expectativa é que essa tendência de queda seja seguida nesta semana. É importante que o número de óbitos diminua ainda mais para que tenhamos segurança de seguir com o processo de abertura da economia da cidade. Podemos dizer que já estamos no ‘segundo tempo’ do jogo contra essa doença, mas não podemos relaxar até o final da partida”, disse o prefeito Firmino Filho.

De acordo com um levantamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que avalia os óbitos decorrentes da Covid-19 na rede pública e privada, foi observada uma queda de 1% entre as semanas 26 e 27. Já entre as semanas 27 e 28, a redução foi 14% e, após uma leve alta na semana 29, registrou-se uma queda de 30% para a semana 30.

Ainda segundo a FMS, a redução vem após uma crescente nos números de casos que se acentuou no mês de junho e chegou ao recorde de 87 mortes registradas em uma única semana.

No levantamento da fundação, também foi constatado uma redução nos números de atendimentos por síndromes gripais também apresentam uma queda constante no mesmo período: 7% entre as semanas 26 e 27, 12% na semana 28, 2% na semana 29 e 9% na semana 30. Os números de internações por síndrome respiratória aguda grave também caíram na mesma proporção: 3% na semana 27, 13% na semana 28, 3% na semana 29 e 21% na semana 30.

Para o prefeito Firmino Filho (PSDB) os dados são animadores. “Observamos que, mesmo após as primeiras fases de retomada das atividades econômicas, com mais pessoas circulando, não houve aumento de atendimentos e de internações. Mas, ao mesmo tempo, mantivemos as restrições nos finais de semana, o que ajuda a melhorar os índices de isolamento social. Vamos seguir atentos a todos os dados para tomar as decisões certas”, concluiu.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia com informações da PMT
Mais sobre: