Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina registra o maior acumulado de chuva em dezembro em 29 anos

Os volumes acumulados chegaram a mais de 300 mm. A última vez em que a anomalia positiva de chuva foi registrada na capital aconteceu em 1989.

15/12/2018 10:17

Com a chuva intensa desta sexta-feira (14), os volumes acumulados de chuva do mês de dezembro em Teresina chegaram a mais de 300 mm nas estações meteorológicas da capital. Segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), esse é o maior acumulado de chuva no mês de dezembro dos últimos 29 anos. A última vez em que a anomalia positiva de chuva foi registrada na capital aconteceu em 1989.

Na estação localizada no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina, o acumulado de chuva chegou a 339,8 mm. Já na estação do Renascença, na zona sudeste, o volume registrado foi de 324,8 mm. O climatologista Werton Costa explica que o volume de chuva é atípico para esse período do ano, sendo comparável apenas com o mês de março, que é o mês mais chuvoso. Segundo ele, o volume acumulado é o triplo da média prevista para o mês de dezembro.

"Nós temos uma aproximação precoce do principal motor de chuva do Nordeste que é a Zona de Convergência Intertropical. Essa zona só começa a atuar de forma efetiva no final do mês de janeiro, pois as chuvas ocorridas em dezembro e na primeira quinzena de janeiro são provocadas por outros sistemas. Está havendo um comportamento diferenciado e essa umidade acaba atingindo o Nordeste", esclarece.

Depois de três dias sem chover, o índice de chuvas registrado nesta sexta-feira atingiu o pico de 39 mm na estação da zona Sudeste, além de  20mm no Centro de Teresina, 17mm na zona Norte e 12mm no município de Timon, região metropolitana da capital. Apesar do alto índice, o climatologista ressalta que os volumes tendem a ser menores a partir de hoje. "É lógico que esse volume vai crescer, mas a gente não espera que dobre, no máximo poucos acréscimos", afirma.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a previsão é de que as chuvas continuem durante o final de semana na capital. Neste sábado (15), a probabilidade de novas precipitações é de 80%. No domingo (16), a probabilidade de chuva também é de 80%, no entanto, pancadas de chuva devem ser registradas somente a partir do período da tarde. As temperaturas para ambos os dias devem variar entre 23°C e 32º C.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: