Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina registra acumulado de chuva 62% acima da média histórica em fevereiro

Segundo o INMET, a capital piauiense registrou 382,4 mm de chuva durante o mês de fevereiro.

28/02/2021 14:25

As chuvas intensas registradas durante o mês de fevereiro em Teresina tiveram um reflexo positivo no resultado no acumulado mensal. Segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a capital piauiense registrou, ao longo do mês, 382,4 mm de precipitação, apresentando um desvio de 62,5% acima da média histórica para o mês.


Leia também: Aneel mantém tarifa de bandeira amarela para março; conta de luz permanece mais cara



Com isso, Teresina fechou o mês de fevereiro com anomalia positiva de precipitação, ou seja, com chuvas acumuladas acima da sua média climatológica, definida pelo INMET como de 239,1 mm para o mês. Somente nas últimas 24 horas, as estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizados na a capital, chegaram a registrar 55 mm na zona Norte, 54 mm no Centro, 51 mm na zona Sudeste e 37 mm na zona Leste.

Já a previsão para o mês de março continua incerta. É o que explica o climatologista Werton Costa. Segundo ele, o volume de precipitação irá depender do nível de aquecimento do oceano Atlântico. Segundo ele, até mesmo a previsão climatológica trimestral divulgada pelo Inmet, em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), colocou como um questionamento sobre o nível de assertividade para o março.

Foto: Jailson Soares/O Dia

"O Atlântico continua oscilante na sua condição térmica, enquanto não desenvolve um pleno aquecimento, essa condição de chuva acima da média permanece uma incógnita. Nós poderemos ter mais de 60% de anomalia positiva, que seria um quadro igual ou superior ao que temos em fevereiro, muita chuva para a capital, para o médio Parnaíba, para o Vale do Longá e para o litoral", afirma.

Caso se mantenha, essa condição climatológica é vista como preocupante pelo especialista, uma vez que pode ocasionar ações emergenciais e preventivas por parte das defesas civis. "Porém, se o Atlântico bloquear e permanecer frio, há uma tendência de desvio desse quantitativo de chuva. Isso faz com que as chuvas diminuam no total, porém possibilita uma situação de chuvas mais intensas, porém mais localizadas", completa o climatologista.

Piauí continua em alerta para chuvas intensas

Encerra apenas nesta segunda-feira (1º), o alerta para chuvas intensas divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) em todo o Piauí. Com isso, há o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é recomendado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais sobre: