Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina registra 81 milímetros de chuva em 24 horas

Cidade registrou pontos de alagamento, sobretudo na zona Leste. A capital e mais 158 cidades se encontram em área de alerta para chuvas intensas.

18/03/2021 10:13

Tempo ameno, céu nublado e sensação térmica mais baixa. Foi assim que Teresina amanheceu nesta quinta-feira (18) após um dia de chuva intensa com direito a pancada e rajadas de vento na noite de ontem. De acordo com a medição das estações pluviométricas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital piauiense registou um acumulado de 81 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. 

Em alguns pontos, como na zona Norte, o acumulado foi de 45,4 milímetros. Na zona Leste, a precipitação chegou a 69 milímetros. Na região Sudeste, foram 56,4 milímetros e na zona Zul, 43,6 milímetros. Mas se por um lado, a chuva intensa ameniza o calor, por outro ela causa transtornos, em especial naquelas áreas de atenção e risco para desastres.

Na zona Leste de Teresina, por exemplo, houve o registro de queda de muro em uma residência nas proximidades da Avenida Jóquei Clube. No bairro Ininga, árvores de pequeno e médio porte caíram nas proximidades da Universidade Federal do Piauí, onde também houve ponto de alagamento


Foto: Reprodução/Whatsapp

Com a intensidade da chuva, carros e motos tiveram dificuldade de transitar pelo Balão Central da Ufpi na noite de ontem (17) em razão do acúmulo de água e da dificuldade de escoamento na área. O trânsito chegou a ficar confuso com veículos precisando entrar na contramão para fugirem da água acumulada na pista. No bairro Ininga, moradores registraram oscilações de energia durante as rajadas de vento também nas proximidades da universidade.

“Eu saí para fazer minha caminhada e deixei uma janela aberta, não estava bonito para chover. Na volta do meu exercício, eu vi o céu começando a fechar e a chuva chegando. Deu tempo só de eu entrar no condomínio e a água começar a cair. Quando cheguei em casa, tinha entrado água pela janela que eu tinha deixado aberta, tinha água na cozinha, que entrou pela janela de lá, e até pelo buraco do ar condicionado respingou”, relata Socorro Teixeira, moradora de um condomínio no Ininga.

E a previsão é de mais chuva nas próximas 24 horas em Teresina. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Clima do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Teresina está na área de Aviso de Atenção para risco moderado de ocorrência de fenômeno meteorológico adverso. Há possibilidade de chuvas intensas e de formação de acumulado de chuva nas próximas horas na capital piauiense. Além de Teresina, mais 158 municípios piauiense se encontram na área de alerta.

Mais sobre: