Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina: moradores do Pedro Balzi denunciam problemas com ruas esburacadas durante chuvas

Quando chove, as vias ficam reviradas, cheias de buracos, lama e areia.

16/02/2022 17:04

Teresina enfrenta diversos problemas estruturais e, quando chove, essas questões se intensificam ainda mais. Na zona sudeste da capital, moradores da comunidade Pedro Balzi relatam que, quando chove, as vias ficam reviradas, cheias de buracos, lama e areia. E, mesmo que os moradores tentem resolver, o problema retorna todos os anos. 


Veja também: Cerâmica Cil: moradores do povoado Bom Sossego reclamam de condições precárias das ruas 

A avenida principal do bairro é um dos pontos mais afetados, justamente por ser o caminho da enxurrada. A lama chega a invadir até mesmo os comércios. É o que conta o comerciante Salvador Pereira, que convive com este transtorno há sete anos sem ver uma proposta de resolução.

(Foto: Reprodução/Youtube)

“Toda vez isso acontece. Já entrou água na casa toda aqui e em vários lugares. É tanta areia que dá pra colocar em um caminhão e levar. E é difícil a prefeitura vir para limpar”, comenta. 

Por conta das ruas esburacadas e grande quantidade de lama, os comerciantes da região precisaram tomar medidas drásticas. Diogo Melo optou por impedir a passagem de veículos de grande porte em frente ao seu estabelecimento, a fim de impedir que a lama fosse jogada dentro de seu comércio. “Colocamos pedras para impedir a passagem de veículos. Nos sentimos obrigados a fazer isso, pois se passar um caminhão eles irão trazer lama”, explica o comerciante. 

Confira o relato dos moradores:

Áreas de risco

Além dos problemas estruturais das ruas, no bairro algumas casas foram erguidas em ribanceiras e correm sério risco de cair. Outra questão que preocupa os moradores é o fato de que casas também foram construídas ao lado de um enorme paredão de pedra e carro. Caso haja desmoronamento, estas casas podem ser destruídas. 

Contraponto

A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste informa que já existe um plano em ação para conter os danos causados pelas chuvas, como a pavimentação da rua 2 e a construção da galeria na Av.Nossa Senhora da Conceição que são obras que estão em andamento, além de um planejamento incluindo diversos outros pontos importantes. Todas as solicitações enviadas a nossa sede são verificadas e  adequadas ao atual projeto.

Fonte: O Dia TV
Edição: Adriana Magalhães
Mais sobre: