• Campanha Mobieduca
  • Teresina shopping
  • HEMOPI - Junho vermelho
  • ITNET
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att

Tenente-coronel Márcio Costa assume comando do 25º BC em Teresina

A tradicional solenidade de passagem de comando foi realizada no 25 BC e contou com a presença de autoridades do estado.

10/01/2019 20:50h

O tenente-coronel Márcio Vieira Costa assumiu na noite desta quinta-feira (10) o comando do 25º Batalhão de Caçadores - Batalhão Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco, em Teresina. A tradicional solenidade de passagem de comando foi realizada no 25 BC e contou com a presença de autoridades do estado, como o governador Wellington Dias, a vice-governadora Regina Sousa, o prefeito Firmino Filho e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Themístocles Filho.

Tenente-coronel Márcio Costa assume comando do 25º BC em Teresina. (Foto: Elias Fontenele/O Dia)

Transferido do comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o novo comandante substitui o tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, que assumirá um novo cargo em Brasília. A expectativa do novo comandante é de dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pelo 25 BC e, desta forma, também auxiliar o estado do Piauí, em especial com a continuidade da Operação Carro-Pipa, que tem como objetivo principal levar água para os municípios piauienses atingidos pela seca.

O tenente-coronel Márcio Vieira Costa assumiu nesta quinta-feira (10) o comando do 25º Batalhão de Caçadores. (Foto: Elias Fontenele/O Dia)

“A minha expectativa é fazer dois anos de muito trabalho, é preparar a tropa do 25 BC para estar em condições de cumprir todas as suas missões constitucionais, também agregar nossos valores à sociedade piauiense e ajudar na Operação Carro-Pipa, que sei que é uma necessidade aqui do Estado. O coronel Nixon já deixou um plano e a partir da semana que vem vamos fazer várias reuniões para ajustar e retificar ou ratificar o que já foi planejado”, declarou.

Na sua despedida do comando, o tenente-coronel Nixon falou da relação de carinho e gratidão que tem pelo estado do Piauí e por Teresina. “[Sinto] Um misto de sentimentos, gratidão pela forma como eu e minha família fomos recebidos carinhosamente pelos amigos, pelos teresinenses, pelos piauienses. A sensação que sempre tive foi de um filho retornando para casa, apesar de nunca ter morado em Teresina, tanto que escolhi essa terra para viver e quero voltar para morar em Teresina”, destacou.

O tenente-coronel Nixon se despede do comando do 25 BC. (Foto: Elias Fontenele/O Dia)

Sobre o compromisso assumido à frente do 25 BC, o tenente-coronel Nixon agradeceu às parceiras feitas durante os dois anos de comando e ressaltou o sentimento de dever cumprido. “Tenho um sentimento de felicidade e alegria pela missão ter sido cumprida da melhor forma possível, e fica o agradecimento a todas as instituições parceiras do 25 BC, e aos colegas e amigos que fizemos nesses dois anos. O nosso projeto de vida até aqui era comandar e, a partir de agora, está na mão de Deus”, afirmou.

Durante a solenidade, o prefeito de Teresina Firmino Filho, destacou o desempenho do tenente-coronel Nixon à frente do 25 BC, ao mesmo tempo em que o parabenizou pelo relacionamento mantido com as instituições e com a sociedade piauiense.  “É uma alegria muito grande ter compartilhado essa amizade, com certeza vai deixar saudades. Ao mesmo tempo, nós damos boas-vindas ao novo comandante, para que ele possa fazer um bom trabalho e para também ter o mesmo sucesso que o coronel Nixon teve na nossa cidade”, disse.

Autoridades piauienses compareceram à troca de comando do 25 BC. (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

Natural de Brasília no Distrito Federal, o novo comandante do 25 BC, tenente-coronel de Infantaria Márcio Vieira Costa, estava servindo no comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2016. Incorporou as fileiras do Exército Brasileiro em 15 de fevereiro de 1992, na Escola de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – SP. É bacharel em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras, com cursos na área de Inteligência, Comando e Estado Maior. 

Tenente-coronel Márcio Costa assume comando do 25º BC em Teresina. (Foto: Elias Fontenele/O Dia)

Por: Nathalia Amaral

Deixe seu comentário