Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tempo seco começa a castigar teresinense antes do B-R-O-Bró

Segundo meteorologista, a tendência é que as temperaturas comecem a aumentar gradativamente.

17/07/2018 06:40

A proximidade do B-R-O-Bró já começa a ser sentida pelos teresinenses. E segundo a meteorologista Sônia Feitosa, a tendência é que as temperaturas comecem a aumentar gradativamente, ainda que, neste mês de julho, predominem os dias quentes e as noites frias. Esta caraterística pode até confundir as pessoas, mas não se engane: a umidade do ar já está baixa e a tendência é diminuir ainda mais.

A manicure Antônia Alencar diz que têm sofrido bastante os efeitos do tempo seco, especialmente porque têm problemas de saúde. Para driblar esses problemas que aparecem quando a umidade do ar está baixa, ela adota algumas estratégias. “Em primeiro lugar, beber bastante água. Segundo, quando eu não uso chapéu, eu uso a sombrinha e bastante protetor solar. Direto com a garganta que fecha bastante. A quentura está de grande demais. As crianças, idosos sofrem e isso acaba com a gente”, pontua.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Jéssica Vanessa faz panfletagem nas ruas do Centro de Teresina e fala dos efeitos do tempo seco e da instabilidade climática nas últimas semanas. “No meu caso, eu acho ruim porque, às vezes, dá aquela garganta inflamada, muita dor de cabeça, fora a pele ressacada. Eu bebo muita água e [passo] hidratante. Protetor é sempre bom usar”, aconselha.

E esses recursos são justamente algumas das indicações dos especialistas. O otorrinolaringologista Flávio Santos destaca que, em agosto, começa o período crítico no que se refere à umidade do ar, o que inspira maiores cuidados a partir de agora, quando as taxas começam a cair e todas as pessoas passam a inalar um ar com baixa concentração de água.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Isto acaba provocando efeitos bastante incômodos nas pessoas, que vão desde dor de cabeça, garganta seca até sangramento nasal provocado pelo ressecamento. Além das complicações para pessoas alérgicas e asmáticas, bem como ressecamento da pele.

Os cuidados indicados pelo médico são a hidratação por meio da ingestão de líquidos. É importante aumentar esse consumo, especialmente no caso das pessoas idosas. Além disso, o gel nasal é um recurso à disposição no mercado e promove uma hidratação bastante interessante, segundo Flávio Santos. As pessoas também devem utilizar soro fisiológico no nariz, duas vezes por dia. Ele é responsável por lavar e hidratar a mucosa nasal.

Por: Ananda Oliveira - Jornal O Dia
Mais sobre: