Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Técnicos de enfermagem realizam protesto no Hospital de Urgência de Teresina

No Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, os profissionais pediram melhores condições de trabalho e pagamento de insalubridade

20/05/2020 14:30

Técnicos de enfermagem realizam uma manifestação nas proximidades do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na manhã desta quarta-feira (20), Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Os profissionais usaram cartazes  e carro de som para apresentar suas reivindicações.

Segundo representantes dos profissionais, a manifestação foi provocada pela falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e falta de acolhimento aos profissionais infectados pelo novo coronavírus. Os técnicos reivindicaram ainda o pagamento dos 40% de insalubridade para os profissionais que não atuam com pacientes da área Covid-19.

"Nosso objetivo foi expor a realidade desses profissionais, no que diz respeito à ausência de EPIs adequados e em quantidade suficiente, falta de acolhimento e orientação aos profissionais contaminados por Covid-19 e o não pagamento da insalubridade no valor de 40% para todos os profissionais independente de ser área covid ou não”, falou um técnico que participou do protesto.

Técnicos de enfermagem usaram cartazes e carro de som para protestar (Foto: Divulgação)

Profissionais pediram valorização no Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (Foto: Divulgação)

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que os profissionais que atuam com paciente diagnosticados com a Covid-19 receberam EPIs de qualidade, conforme regulamenta a Anvisa, e em quantidade suficientes.

“Todos profissionais que estão em contato direto com pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 recebem paramentação completa, adequada e segura, de acordo com o que recomenda a Anvisa. Todos os pacientes que dão entrada no HUT, com ou sem suspeita de Covid-19, são submetidos a testes”, afirmou a nota.

A FMS explicou que a os 40% de insalubridade foram pagos aos profissionais que atuam diretamente com pacientes do coronavírus. “A FMS garante que o adicional de 40% foi pago aos profissionais que estão trabalhando diretamente no enfrentamento à Covid-19, em contato com os pacientes infectados. O pagamento dos servidores foi feito em folha suplementar”.

Veja a nota completa

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) asseguram que realizam aquisição constante de equipamentos de proteção individual (EPIs) para toda sua equipe da área da saúde, ainda que esses itens estejam com alta demanda no mercado mundial devido à pandemia de covid-19.

Todos profissionais que estão em contato direto com pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 recebem paramentação completa, adequada e segura, de acordo com o que recomenda a Anvisa. Todos os pacientes que dão entrada no HUT, com ou sem suspeita de Covid-19, são submetidos a testes.

Sobre a insalubridade aos servidores, a FMS garante que o adicional de 40% foi pago aos profissionais que estão trabalhando diretamente no enfrentamento à Covid-19, em contato com os pacientes infectados. O pagamento dos servidores foi feito em folha suplementar. Aqueles que, por ventura, não foram contemplados e entenderem que possuem direito à insalubridade, devem protocolar requerimento dirigido ao seu chefe imediato, via sistema SEI (https://processoeletronico.pmt.pi.gov.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=PMT&sigla_sistema=SEI) , nos termos da Portaria 87/2020, de 15 de abril.

A FMS assegura que os servidores que já recebem insalubridade em valor menor tiveram seu adicional reajustado, para que chegue aos 40%. Essa medida será válida enquanto durar a pandemia em Teresina.

Mesmo que a orientação das autoridades em saúde seja de evitar aglomerações para evitar contágio pelo vírus, a FMS e o HUT respeitam o direito de manifestação da categoria e se coloca sempre à disposição para diálogo com seus representantes.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: