Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sites de secretaria da Prefeitura são vítimas de invasão hacker

Ataque afetou os sites da Semec, Semdec, Strans e Sema, mas já foi resolvido. Prefeitura fará migração de servidores para evitar novas ocorrências como esta.

04/02/2018 17:38

Os sites de quatro secretarias vinculadas à Prefeitura Municipal de Teresina foram invadidos por hackers na noite deste sábado (03). O grupo conseguiu entrar no sistema que hospeda os portais de notícia das Semec, Semdec, Strans e Sema e substituíram a página inicial das Secretarias por uma imagem contendo um link de direcionamento para uma propaganda do próprio grupo.


Página inicial da Sema

De acordo com Eduardo Aguiar, presidente Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), nenhum sistema importante ou contendo informações relevantes da PMT foi atingido pelo ataque. Os sites invadidos estavam hospedados em um sistema antigo e, por isso, mais suscetível à ação de hackers.

“A Prodater já estava fazendo a migração dos hosts dos portais de notícias da Prefeitura para tecnologias mais novas e seguras e depois desse ocorrido, vamos apenas acelerar esse processo para evitar que isso aconteça novamente”, explica Eduardo.


Página inicial da Semdec

A invasção foi detectad é ainda na noite de ontem (03), e até o final da tarde deste domingo (04), somente os sites da Strans e da Semec já haviam voltado ao ar. Os portais da Semdec e da Sema seguem como “endereços não encontrados”.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: