Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sintomas da Covid-19: Dor de cabeça é o mais comum em pacientes de Teresina

A pesquisa analisou ainda a ocupação das pessoas infectadas em Teresina

08/07/2020 17:08

A dor de cabeça é o sintoma mais comum entre as pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus em Teresina, apontou a 12ª etapa da pesquisa sorológica realizada na capital. Os dados divulgados pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) nesta quarta-feira (08/07) apontam quais os sintomas mais comuns relatados pelos teresinenses.


Leia também

Reabertura do comércio em Teresina é adiada em uma semana 


Segundo a pesquisa, a dor de cabeça foi citada por 43% das pessoas infectadas. Outros sintomas muito presente nos pacientes está coriza (41%) e ausência de gosto e cheiro (41%). A febre (37%), dor no corpo (34%), tosse (33%) e a dor de garganta (29%) foram relatadas por um número menor de pessoas. Por outro lado, a dor nas juntas (24%) e a falta de ar (15%) são os sinais menos observados.

A pesquisa analisou ainda a ocupação das pessoas infectadas em Teresina. Na amostragem, aposentado, Estudante e doméstica lideram o ranking com 43% dos casos. Logo em seguida aparecem pessoas com carteira assinada e funcionário Público, com 25%; seguido de profissionais liberais, empresários e autônomos. Os desempregados e trabalhadores temporários são os que menos registram infecção pelo novo coronavírus com 15%.

Essa foi a primeira vez que a pesquisa sorológica apontou queda no número de pessoas infectada na capital . Os dados revelam que 72.041 pessoas estão transmitindo a doença, o que é menor que a etapa anterior quando eram mais de 81 mil em estágio de transmissão. O índice de transmissibilidade ficou a abaixo de 1, valor recomendado pela OMS. O prefeito Firmino Filho comemorou os resultados.

“Esta etapa da pesquisa nos mostrou três evidências de que já saímos do momento de pico da Covid-19 em Teresina. Diminuímos o número de casos positivados para a doença, a quantidade de pessoas imunes à doença aumentou e, o mais importante, diminuímos a taxa de transmissibilidade da doença, com o R0 abaixo de 1. Portanto, podemos afirmar que já estamos em um momento de estabilidade da doença na nossa cidade, realidade bastante positiva desde que começamos a realizar a investigação sorológica da doença em Teresina”, analisou o gestor. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: