Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Síndrome Inflamatória: Piauí registra primeira morte pela doença

A vítima é natural de Tuntum-Maranhão e estava internada na capital piauiense

14/08/2020 19:37

Uma jovem de 18 anos de morreu nesta sexta-feira (14/08) no Hospital Universitário (HU-UFPI), em Teresina, em decorrência da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença associada à Covid-19 e que atinge crianças e adolescentes com idades entre sete meses e 16 anos. A vítima é natural de Tuntum-Maranhão e estava internada na capital piauiense.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o caso está sendo investigado após o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) ser notificado. A causa da morte será confirmada após os resultados de exames enviados para o Ministério da Saúde.

Ao todo, quatro casos SIM-P  estão em investigação no Piauí. As crianças acometidas são residentes em Teresina. Três delas estão internadas no Hospital Infantil Lucídio Portela e uma em um hospital da rede privada de saúde. A coordenadora do CIEVS, Amélia Costa, afirmou que um alerta foi emitido pela OMS e o estado do Piauí está com uma estratégia para identificação e prevenção da doença.

Foto: Divulgação / UFPI

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um alerta sobre essa nova síndrome, que acomete crianças e adolescentes. A medida foi tomada com o objetivo de identificar se a síndrome está relacionada à Covid-19 e hoje estamos debatendo estratégias para a notificação, regulação e prevenção, já que há casos sendo investigados em nosso estado”, disse Amélia Costa.

Sintomas

Os sintomas da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica são: inflamação nos vasos e tem sintomas como febre alta, lesões na pele, inchaço nas mãos e pés; conjuntivite, dor abdominal, diarreia, vômito e dilatação das artérias coronárias. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: