Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sindjor repudia caso de violência contra jornalistas durante ato em THE

Casal estava a caminho de um restaurante quando teve o vidro do carro estilhaçado por um manifestante que participava do ato em apoio a Jair Bolsonaro (PSL).

22/10/2018 16:13

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor/PI) publicou uma nota na tarde desta segunda-feira (22) em que lamenta e condena o caso de violência sofrido pelo casal de jornalistas Glenda Uchôa e Pablo Cavalcante, ocorrido na noite de ontem (21), durante um ato em apoio ao candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), na avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina.

O vidro do carro dos jornalistas foi estilhaçado (Foto: Reprodução/Instagram)

Para a entidade representante da categoria no Piauí, a atitude violenta “demonstra ódio e atentado ao direito constitucional do cidadão ou cidadã de ir e vir”. “Diante do ocorrido com o casal de jornalistas o Sindjor-PI acredita, mais do que nunca, que esse é um momento histórico de assegurar e renovar nossos compromissos com uma sociedade livre, plural, justa, solidária e democrática. É fundamental para o exercício do jornalismo a liberdade de expressão, o fiel respeito à ética e a dignidade de todos os seres vivos”, afirmou em nota.

O Sindjor alertou ainda para os riscos de “contaminação da sociedade por práticas fascistas e de desrespeito aos Direitos Humanos que merecem o repúdio de toda a imprensa e, por extensão, da sociedade brasileira” e conclamou os jornalistas piauienses a denunciarem à entidade sindical e às autoridades de segurança pública os atos que foram classificados pelo órgão como “barbáries”. 

Por fim, o sindicato manifestou que está à disposição do casal de jornalistas ou de qualquer profissional que se sinta agredido fisicamente e moralmente no exercício do jornalismo ou na sua atividade de lazer, se comprometendo a acompanhar o caso, além de fazer um relato à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e às entidades internacionais de defesa da liberdade de imprensa.

Entenda o caso

O casal de jornalistas se deslocava a caminho de um restaurante na noite deste domingo (22) quando teve o vidro do carro quebrado por um manifestante que participava do ato em apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) na avenida Raul Lopes, nas proximidades da Ponte Estaiada. 


Segundo o relato da jornalista Glenda Uchôa, o seu namorado havia parado o veículo em um semáforo quando o manifestante se aproximou do carro e quebrou o vidro com as próprias mãos, sem motivo aparente. De acordo com o casal, o carro não possuía qualquer identificação de que o proprietário fosse contrário ao candidato, o que leva os jornalistas a acreditarem que o ato violento foi motivado pela cor vermelha do veículo.

Após o atentado, o agressor identificado Antônio Carlos da Silva foi conduzido pela Polícia Militar à Central de Flagrantes, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

Confira a nota do Sindjor:

Nota pública

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) lamenta e condena veementemente o cliam de ódio, traduzido em violência física e psicológica em alguns momentos, nesse período que antecede a eleição presidencial do dia 28 de outubro, em Teresina e nos demais municípios piauienses. 

Defender os princípios constitucionais e legais, base do estado democrático de direito, é o que tem pautado a ação diária do Sindjor-PI e, em razão do processo eleitoral para a escolha do presidente da República, marcado por clara disputa entre um projeto democrático e outro autoritário, que atenta contra os direitos fundamentais da pessoa humana e da própria democracia, que o Sindicato vem a público repudiar o ato violento cometido contra a jornalista Glenda Uchôa, do Sistema O Dia de Comunicação, que sofreu um ataque durante manifestação de apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) em Teresina.

A jornalista Glenda Uchôa, que estava acompanhada do namorado e também jornalista Pablo Cavalcante, estavam passando no carro quando foram abordados por manifestantes do ato político, e tiveram seu veículo cercado. Um dos participantes do ato chegou a quebrar o vidro do lado do motorista com as mãos, resultando em registro de Boletim de Ocorrência em Delegacia de Polícia. Atitude que demonstra ódio e atentado ao direito constitucional do cidadão ou cidadã de ir e vir. 

Diante do ocorrido com o casal de jornalistas o Sindjor-PI acredita, mais do que nunca, que esse é um momento histórico de assegurar e renovar nossos compromissos com uma sociedade livre, plural, justa, solidária e democrática. É fundamental para o exercício do jornalismo a liberdade de expressão, o fiel respeito à ética e a dignidade de todos os seres vivos. 

Por isso, alertamos para os riscos de contaminação da sociedade por práticas fascistas e de desrespeito aos Direitos Humanos que merecem o repúdio de toda a imprensa e, por extensão, da sociedade brasileira. Por isso, conclamamos os jornalistas a denunciar a sua entidade sindical e às autoridades de segurança pública tais bárbaries, a fim de que medidas legais sejam adotadas conforme as leis em vigência no País contra transgressores dos direitos dos cidadãos e cidadãs. 

A assessoria jurídica do Sindicato está à disposição do casal de jornalistas, Glenda Uchôa e Pablo Cavalcante, ou de qualquer profissional que se sinta agredido fisicamente e moralmente no exercício do jornalismo ou na sua atividade de lazer, e acompanhará o caso, além de fazer um relato à Fenaj e às entidades internacionais de defesa da liberdade de imprensa.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: