Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semplan apresenta na CMT novo projeto de concessão dos serviços de resíduos sólidos

Uma audiência pública para tratar sobre o tema está marcada para o próximo dia 15 de junho.

02/06/2021 11:40

O secretário municipal de PlanejamentoJoão Henrique Sousa, esteve na manhã desta quarta-feira (02), na Câmara Municipal de Teresina, para apresentar o projeto de concessão dos serviços de resíduos sólidos de Teresina. Na ocasião, o secretário se reuniu com vereadores para explicar sobre a proposta de parceria que abrange todo o processo de coleta, transbordo, transporte, tratamento e manejo dos resíduos sólidos, além de incentivos para que se realizem campanhas educativas sobre reciclagem e consumo consciente.


Leia também: Nova onda: governadores propõem observatório para monitorar evolução da Covid 

De acordo com o secretário, o projeto, que já foi apresentado ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e figura no plano de governo da gestão municipal, aponta para uma modernização do atual sistema de coleta de lixo domiciliar urbano e rural da capital através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Foto: Divulgação/Ascom

"O plano de governo já mostrava esse trabalho com relação à modernização da recepção do lixo domiciliar e a utilização desse lixo para que se possa gerar energia e dar um tratamento decente, deste século e não do século passado, como são os lixões a céu aberto que ainda existem em Teresina", frisou o secretário.

Segundo ele, outro ponto do projeto será voltado para a melhoria das condições de trabalho dos catadores de lixo. "Queremos um modelo em que os catadores tenham a sua associação e sejam tratados com dignidade. Inclusive, o Dr. Pessoa ficou chocado com a situação em que eles vivem no momento. Por isso, esse trabalho de modernização estará sendo feito igual é feito em todas as grandes cidades do país", destacou.

Foto: Divulgação/Ascom

A Prefeitura de Teresina abriu, no dia 18 de maio, uma consulta pública para a Concessão dos serviços de Resíduos Sólidos. A consulta ficará aberta até o dia 18 de junho de 2021. Os documentos e formulários da consulta pública estão disponíveis em https://semplan.pmt.pi.gov.br/concessoes-e-parcerias-ppp/consulta-publica/.

“Essa modelagem de desenvolvimento de projetos traz ao município um melhor desempenho de suas atividades. As PPPs garantem modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura do município, trazendo expertise e ganhos para a população e para a gestão da cidade. Trabalhamos mediante as diretrizes do prefeito Dr. Pessoa de melhorar e fortalecer os serviços prestados no município”, disse João Henrique Sousa.

Para discutir sobre o tema, também será realizada uma audiência pública para apresentação do Projeto de Exploração e Prestação dos serviços de resíduos sólidos domiciliares (RDO), no próximo dia 15 de junho, a partir das 10h da manhã. A participação é aberta a toda sociedade civil, empresarial e órgãos de controle. O encontro será virtual, diante das condições sanitárias da pandemia da Covid-19.


Mais sobre: