Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'São ônibus e terminais de luxo', garante presidente do Setut sobre Inthegra

Sistema de integração na zona Sul e parte da zona Sudeste começa a valer a partir de amanhã. Entenda o que muda

16/03/2018 12:10

Na manhã de hoje (16) foram apresentados os novos ônibus que farão parte do novo sistema de integração no transporte público de Teresina. A cerimônia aconteceu no Terminal de Integração do Parque Piauí. Cerca de 40 novos ônibus funcionarão como troncais, conduzindo os passageiros dos terminais das zonas sul e sudeste (apenas no Terminal do Itararé) ao centro da cidade. Os veículos começam a circular a partir de amanhã (17).

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Edmilson Carvalho, os novos ônibus irão proporcionar conforto e rapidez no trajeto. “São terminais e ônibus de luxo. Uma mudança significativa, porém, gradativa. Quem paga por isso é o passageiro, por isso é quase impossível mudar totalmente a frota. Garantimos que todos os ônibus do sistema de integração serão novos e com ar condicionado”, disse. 

Carlos Daniel, superintende da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), afirmou que, em dias úteis, a cada 10 minutos passará um ônibus nos terminais. “Nossa garantia é que a saída dos terminais para o centro será mais rápida. Porém, para retornar aos bairros, os passageiros terão uma pequena espera, e ainda assim será mais confortável”, explica.

De acordo com Edmilson Carvalho, o corredor exclusivo para o transporte coletivo garante que não haja disputa com outros veículos e possibilita ao passageiro chegar mais rápido ao destino.

A partir de amanhã agentes da Strans estarão nas ruas para garantir que os corredores exclusivos não serão ocupados pelos veículos particulares. O monitoramento será feito com uso de câmeras. “Quem não respeitar o corredor de ônibus será punido de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro”, finaliza Carlos Daniel.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Geici Mello e Brenno Cavalcante
Mais sobre: