Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sanfonia, o festival piauiense para impulsionar o forró pé de serra

Festival deverá ocorrer no dia 27 de fevereiro a 1º de Março na Praça de eventos do Teresina Shopping

16/01/2018 09:35

Acontece nesta terça-feira, 16, o lançamento do 1º Sanfonia – Festival de Forró Pé de Serra do Piauí -, a partir das 10h, no Palácio da Cultura (sede da Secretaria Estadual de Cultura). Segundo os organizadores, o evento tem como principal objetivo revelar novos compositores desse ritmos nordestino e impulsionar essa cultura em todo o Estado. O Festival deverá ocorrer no dia 27 de fevereiro a 1º de Março na Praça de eventos do Teresina Shopping.

Os compositores interessados podem inscrever suas composições a partir de hoje, até o dia 16 de fevereiro. Além solenidade de abertura, consta da programação do evento a apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina no Teatro Sulica. O 1° Sanfonia é uma realização da Colônia Gonzaguiana com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – SIEC.

Ainda de acordo com os idealizadores do festival, o projeto visa repassar a cultura do Forró Pé de Serra para as próximas gerações, no sentido que essa manifestação popular nordestina não venha a desaparecer, já que o mercado fonográfico tem sido invadido pelos chamado "forró mecânico" - que foge à autenticidade do ritmo que foi difundido por Luís Gonzaga e outros grandes nomes da música regional. 

"Pé de Serra"

Em meados da década de 1940, no Nordeste, surgiu o famoso Forró Pé de Serra. A principal característica desse ritmo é que ele possui como fonte de inspiração o universo rural do sertanejo. Geralmente, esse ritmo é tocado por trios de zabumba, além de sanfona e triângulo. A maioria das danças tem passos básicos e variações simples, entre elas, podemos destacar: o giro simples da dama. No Brasil, o Forró Pé de Serra é representado por vários artistas. É possível destacar: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Genival Lacerda e Adlemario Coelho.

Atualmente, existem versões para a origem histórica do termo “Forró”. Entre elas, a mais conhecida afirma que o termo apareceu, pela primeira vez, no fim do século XIX. Ele surgiu nas construções das estradas de ferro no Nordeste, onde alguns ingleses moravam. Naquela época, os ingleses faziam várias festas, porém poucas eram abertas à população. 

Quando o acesso era liberado para o público geral, na entrada havia um cartaz com a seguinte frase: “For All”, ou seja, “para todos”. Acredita-se que o termo Forró surgiu como variação da pronúncia dessa expressão. A segunda versão é muito semelhante a primeira. No entanto, a principal diferença é em relação aos responsáveis pela festa que, nesse caso, eram os soldados norte americanos. Os eventos ocorriam durante a Segunda Guerra Mundial(1939 – 1945).

Edição: Marco Vilarinho
Mais sobre: