Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Revisão de veículos antes de viagem pode evitar acidente e prejuízo

A troca de óleo, muitas vezes negligenciada, precisa ser feita de acordo com as especificações da fábrica do veículo, para evitar graves problemas.

25/02/2019 08:36

Com o feriadão do carnaval, muitas pessoas aproveitam para pegar a estrada, mas nem todas se atentam a um detalhe muito importante: a revisão do veículo. Antes de viajar é fundamental fazer um check-up no carro, garantindo não somente uma viagem segura, mas também diminuindo riscos de acidentes e até prejuízos com a quebra de peças.

Segundo Luciana Sousa, que trabalha como vendedora em uma oficina mecânica, antes de viajar, o motorista precisa observar alguns itens essenciais, como balanceamento do veículo, frio e realizar a troca de óleo. Segundo ela, a revisão deve ser feito, pelo menos, a cada quatro meses, como uma forma de prevenção.

“Também deve-se observar as pastilhas de freio, suspensão e como está a correia dentada, principalmente esta, porque se quebrar o prejuízo vai ser muito grande, porque os redentores travam, o tensor da correia trava, aí tem que desmontar o cabeçote e o carro trava. No caso da suspensão, precisa ser visto os amortecedores, pastilha de freio, terminal, caixa de direção, se for hidráulico tem que ver se não está vazando óleo”, explica.


Há itens essenciais que devem ser observados antes de pegar a estrada. Foto: Assis Fernandes/ODIA

O motorista também deve ficar atento com relação à troca de óleo, que deve ser feita de acordo com as especificações de fábrica. De acordo com Luciana Sousa, a troca de óleo pode acontecer tanto com 5 Km rodados como para 10 Km rodados. Mas ela alerta que não é recomendado fazer essa troca quando está em cima do limite.

“Se o óleo estiver muito preto, precisa ser feita a troca imediatamente, porque esse óleo acaba criando uma borra e pode entupir e dar problemas no motor do carro. Se não fizer essa vistoria mais cuidadosa, corre risco do carro dar problema e chegar a parar no meio do caminho, podendo provocar acidentes e/ou até colocar a vida e segurança do motorista em risco”, comenta a vendedora.

Outro item fundamental que deve ser observado são os pneus. “Rodar com eles carecas pode provocar acidentes, vez que a aderência da borracha com o solo reduz, diminuindo a estabilidade”, acrescenta Luciana Sousa, destacando que, para fazer essa revisão, dependendo do tamanho do veículo, pode levar entre uma e quatro horas.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: