Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reunião define últimos preparativos para o Corso de Teresina

Novidade desse ano é o aumento da quantidade de câmeras ao longo das avenidas Raul Lopes e Marechal Castelo Branco.

20/02/2019 12:41

A maior e principal prévia carnavalesca de Teresina, o Corso, acontece no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, e os órgãos envolvidos na organização fizeram reunião para definir os últimos detalhes e preparativos para essa grande festa. Este ano, o Corso de Teresina contará com 980 agentes de segurança espalhados pelo corredor da folia, além de dois drones disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública.

 A novidade deste ano é o aumento da quantidade de câmeras ao longo das avenidas Raul Lopes e Marechal Castelo Branco, que somam 14, seis a mais que em 2018. Os policiais também estarão fazendo uso de capacetes e coletes refletivos, facilitando a visibilidade dos foliões. 

Ainda seguindo o modelo do ano passado, este ano os foliões também serão revistados nos pontos de bloqueio que dão acesso à Avenida Raul Lopes. Ao todo, serão oito pontos, que ficarão posicionados: na Newland, na loja de departamento Pintos, na Avenida Jóquei Club e nas alças de acesso à Ponte Estaiada. Nesses pontos, a revista será feita por policiais do Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial). Já nos pontos onde o bloqueio será feito com containers, a revista será feito por alunos do CSF (Curso de Formação de Sargentos) e pela Guarda-Municipal.

Em toda a extensão da Avenida Raul Lopes serão instalados elevados da Polícia Militar, somando 20 ao todo, sendo 12 descobertos e oito cobertos. Esses pontos serão facilmente identificados pelos foliões, pois serão colocados balões de ar como sinalizadores. Os elevados terão gradeado em volta e, este ano, estarão mais altos.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Pontos de Apoio contarão com viaturas e ambulâncias

O primeiro ponto de apoio para os foliões ficará localizado no balão das avenidas Raul Lopes com a Universitária, onde os caminhões ficarão concentrados. No balão, haverá equipes de Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ambulâncias e Corpo de Bombeiros, além de policiais militares. 

O segundo ponto ficará localizado no estacionamento da Ponte Estaiada, onde funcionará o Centro de Comando da Polícia Militar (CCPM). Esta área ficará fechada e servirá como base para atendimentos médicos, com posto do Samu, ambulância, médicos e enfermeiros para realizar os primeiros atendimentos aos foliões que necessitarem.

Além disso, também será instalada uma Delegacia da Polícia Civil, onde serão realizados boletins de ocorrências de eventos registrados durante o Corso de Teresina. No CCPM também funcionará a parte de monitoramento e comunicação. Equipes da Polícia Civil, Depre (Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes) e até do Serviço de Inteligência estarão presentes no evento. 

O terceiro ponto ficará localizado na Avenida Elias João Tajra com a Avenida Raul Lopes. Nesse local haverá equipes do Samu e policiais. A entrada e saída de ambulâncias também serão feita por essa via.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Saúde

Este ano o Samu terá, além das ambulâncias, o atendimento feito por motolâncias, facilitando o acesso aos foliões que não conseguirem se deslocar até o ponto de atendimento localizado no estacionamento da Ponte Estaiada.

A diretora geral do Samu, Francina Amorim, destaca que, em casos de atendimento de menor complexidade, o folião será encaminhado para o Hospital da Primavera, na zona Norte. Lá, a equipe médica e técnica será reforçada. Já em casos mais graves, o folião será encaminhado para o HUT (Hospital de Urgência de Teresina), onde também terá reforço na equipe.

A classificação de risco será feita durante o atendimento, ainda no Corso. Em caso grave, o folião será deslocado em uma ambulância de suporte avançado. Já em caos de menor complexidade, o atendimento será feito em uma ambulância de suporte básico. “Estamos preparados para atender todos os tipos de ocorrência, desde uma hipoglicemia e desidratação, até uma parada cardíaca”, frisa Francina Amorim.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: